segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Kassav e Dom Caetano



Hoje acordei muito saudosista, só meu deu pra ouvir musica antiga. Revistei o meu baú musical e encontrei os Kassav, a banda que colocou o Zouk no mapa da musica do mundo (ou não). Depois de uma pesquisa exaustiva, descobri que Kassav significa mandioca ( e agora, com vocês, os Mandioca!!!)
Os membros originais da banda eram Jocelyne Beroard, Jacob Desvarieux, Jean-Philippe Marthely, Patrick St. Eloi, Jean-Claude Naimro, e Georges Decimus (que actualmente não mais faz parte do grupo) junto com alguns outros componentes, que permaneceram pouco tempo no grupo. O total de álbuns (em forma de LP e/ou CD) lançados pela banda é aproximadamente de 30.

"O Kassav' foi criado em 1979 por Pierre-Edouard Décimus, músico profissional que, junto com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe em um estilo mais moderno. A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou "pan-caribenho", englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. O grupo se tornou cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso "Zouk la sé sèl médickaman nou ni". Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk." Ok, eu tirei isso do Wikipedia, não estava com vontade de escrever muito.

Tenho um álbum deles ao vivo que me faz lembrar do primeiro espectáculo que eles fizeram em angola, eu devia ter uns 6 ou 7 anos, foi no Karl Marx e só sei que me kuiou muito.

Encontrei esse vídeo deles com as ZOUK MACHINE, possas alguém se lembra delas? Tinham os vídeos muito sugestivos (escapi di morré). Foda-se LONGA VIDA AO YOUTUBE.




Oya AQUI


DOM CAETANO

Vocalista dos Jovens do Prenda, quem for angolano lembra-se de certeza, pode nunca ter ouvido as musicas mas já ouviu falar dos jovens. Continuado, sempre que oiço Dom Caetano lembro-me de um Jingle que passava na rádio e tinha spot na tv e tudo, que dizia "Uma Angola a crescer, vai um cigarro Ac...", não sei bem porquê, mas era muito panka desse jingle (Experimentei um Ac e tudo a pala disso). Dom Caetano lançou um cd a solo á uns anitos atraz e acho que é mais do mesmo no sentido em que a linha musical dele não mudou muito e ainda bem para os saudosistas como eu.

AQUI


2 comentários:

Anônimo disse...

Alo meus manos, nenhuma das pessoas na foto é o don caetano.

abraço.
o blog tá forte

ikono disse...

ahahahaha altamente. Kalani, essa critika é para ti sistah, descasca ai o pepino.