segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Os dois primeiros pedidos

Portishead - Dummy

Lê-se Portis-head e não Porti-shead. Começo assim porque é um erro comum no qual eu próprio incorri durante muito tempo antes de ir a Bristol e vêr a placa que indica na direcção dessa pequena cidade do Somerset, dando a bandeira do ignorante "OHHH there's a town with that band's name, Porti-shead", levando logo da parte do tataraneto de Shakespeare "Well yeah mate, that's where they come from, the band's named after the town, and that's Portis-head". Logo de entrada ehehe.
Tornaram-se o nome mais referenciado do Trip Hop, com todo o respeito para os Massive Attack e Tricky, atribuindo-lhe uma sonoridade mais obscura, muito mais influenciada pelo Hip Hop que os precedentes e com uma lead vocalist com um timbre surrealista, capaz de tirar o sorriso ao Ronaldinho Gaúcho. Este é o primeiro e o melhor álbum deles, de 94, é impressionante como soa ainda tão actual, é mesmo daqueles álbuns que temos que ouvir pelo menos uma vez, faz parte da cultura geral musical. Depois de Portishead (97), Live at Roseland (98) e um álbum de remisturas para ir enganando o apetite dos die hard fans, o grupo anuncia FINALMENTE o regresso à cena, dez anos depois, com o lançamento previsto para 29 de Março, vou estar bem atento.

Altamente aconselhável.



1.Mysterons
2.Sour Time
3.Strangers
4.It Could Be Sweet
5.Wandering Star
6.It's A Fire
7.Numb
8.Roads
9.Pedestal
10.Biscuit
11.Glory Box


Catem o mambo aqui



Exit Music - Songs with Radioheads

Atenção aos fãs dos Radiohead, preparem-se para um conjunto de versões que pouco ou nada têm a ver com as originais e se são puristas sensíveis, o melhor é não tocarem nisto. Não sei quem fez a escolha de artistas, mas conseguiu compilar 14 faixas vanguardistas (umas um pouco demais, não sei se andavam a dar no ácido ou quê), bastante rebuscadas, eu diria até destemidas. É muita responsabilidade remisturar um grupo como os Radiohead, mas todos os artistas aqui têm também a sua pancada e não se deixam intimidar. Curtam só. Minhas faixas preferidas: No Surprises, Just e Airbag. Já sou fã do RJD2 há muito tempo, antes mesmo de saber que era ele o produtor dos Mhz, grupo de Hip Hop de Ohio, com o seu homem forte Copywrite. Mark Ronson também curto há bwé sem saber quem era, produziu o álbum da Nikka Costa (lembram-se do Like a Feather?), obrigou-me a gostar de um instru da Britney Spears (Toxic) e recentemente começou a atirar projectos atrás de projectos para o mercado, sendo entre eles o mais notável o da bêbada da Amy Winehouse (outro dos meus álbuns preferidos do ano passado). A remix dele do “Just” está mortal! O Shawn Lee parece ser outro maluco, acabei de sacar há coisa de umas horas o álbum dele do Só Pedrada (vão vêr esse blog, a sério, parte tudo!), vou analisar o mano.

1.No Surprises - Shawn Lee
2.Morning Bell - The Randy Watson Experience (Feat. Donn)
3.In Limbo - SA-RA (Feat. The SA-RA All Stars)
4.High & Dry - Pete Kuzma & Bilal
5.Just - Mark Ronson (Feat. Alex Greenwald)
6.Airbag - RJD2
7.(Nice Dream) - Matthew Herbert (Feat. Mara Carlyle)
8.Blow Out - Lo-Freq
9.The National Anthem - Meshell Ndegeocello & Chris Dave
10.Karma Police - The Bad Plus
11.Paranoid Android - Sia
12.Everything in Its Right Place - Osunlade (Feat. Erro)
13.Knives Out - Wajeed (From Platinum Pied Pipers) (Feat. Monica Blaire)
14.Exit Music (For A Film) - Cinematic Orchestra

Meto-vos aqui a versão original do "Just", façam um favor a vocês próprios e VEJAM ATÉ AO FIM


Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: