domingo, 20 de janeiro de 2008

Dois de Hip Hop nervoso

Duas das minhas mais recentes descobertas. Como podem constatar, não estou propriamente um olho de falcão, os discos não saíram ontem, mas também são a prova que o bom som não envelhece. Muita frescura que tanta falta tem feito no Hip Hop dos últimos tempos, onde assim que se cria algo novo, aparecem logo 15 babuínos a fazer igual e a tentarem levar o som para o que eles chamam de "next level" que é normalmente o crossover com o comercial. Música com pureza e muito sentimento. Para os adeptos de BOM hip hop.


Median - Median's Relief

Saquei este disco porque vinha recomendadíssimo no sopedrada e fiquei completamente aturdido pela sucessão de chapadas sonoras que fui levando a medida que o álbum avançava. Instrumentais poderosos e rimas conscientes. A reacção imediata é ir investigar como um mero desconhecido pode meter a rolar um disco tão sólido sem referências anteriores. Fiquei tranquilizado quando soube que o homem pertence à Justus League, mas preocupado com o meu ouvido, outrora atento, ao dar conta que já tinha ouvido o gajo várias vezes sem que ele me colasse. Participou no The Listening e no Foreign Exchange que estão entre os meus álbuns preferidos dos últimos anos e numa série de 9 volumes mixtapes da Justus League largados em 2003. Pois é, nada como um álbum a solo para me forçar finalmente a sacar o chapéu e efectuar a devida vénia. Grande, grande álbum. O tema Brenda's baby parece-me extremamente influenciado pelo filme “Maria eres llena de gracia” que conta a estória de uma colombiana que decide emigrar para o El Dorado que todo o pobre julga ser América e que vai, para consegui-lo, sujeitar-se a transportar doses de cocaína no estômago, logicamente que a ideia do filme é mostrar os perigos dessa prática, mas não é o filme que está em análise. Para já os meus sons preferidos são What would you do e o Power Shift no qual Nicolay, o produtor, usa o mesmo sample que Marco Polo no som do álbum dele em que OC é convidado. É um sample que já foi utilizado há uns anos, vão ver como vos soa familiar.



1.Love Again
2.Simile
3.Collage
4.Personified
5.Rize - (with Ladehra)
6.What Would You Do?
7.Power Shift
8.Brenda's Baby
9.Right Or Wrong?
10.Choices
11.How Big Is Your World?
12.Strides - (with Mark Wells)
13.Pardon Me Dude - (with Louisha)
14.2 Sided Coin - (with Spectac/L.E.G.A.C.Y.)
15.Personified - (Super-Charged remix)
16.Comfortable - (Midnight remix)

Catem o mambo aqui



Emilio Rojas - Breath of Fresh Air

A história com este é outra. Há coisa de um ano o meu amigo Keita Mayanda pediu-me que o tirasse para ele. Fi-lo, mas o ficheiro rar tinha password e nunca consegui descobrir qual era, então fui deixando para “mais tarde”. Ontem estava a limpar o meu abarrotado disco duro e hesitei em apagar o ficheiro que me era inútil, mas decidi antes tentar ver se conseguia catar faixa por faixa no Soulseek. PORRA AINDA BEM QUE ALGUÉM AINDA GUARDA ISTO NO COMPUTADOR, o álbum é bommmmmmbbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. O mano tem a voz do Ali Vegas (esse anda aonde?), dikas à la Talib nos primórdios e produções de nomes sonantes da actual cena underground e não só, o Illmind faz inclusivé beats para a G g g g g g Unit! Não consegui descobrir muito sobre ele, só que faz parte de uma editora muito particular na constituição do seu roster e que já teve o seu nome associado a alguns grandes do underground: Dead Prez, Common, Akrobatik, Louis Logicm entre outros. Vejam lá a dika da editora. Fundada por um dred que vive no Canadá (Muneshine) e um que vive em L.A. (D-Minor), juntando-se depois o Emilio (NY), os produtores Illmind (New Jersey), M-Phazes (Austrália) e Presto (Holanda). Está claro que se devem comunicar muito por msn né?

Keita obrigado... mais uma crew que vou começar a seguir com muita atenção.


01.1,9
02.Up To Speed
03.Ya Neva Know
04.Keep On Runnin' Ft. Denosh
05.Things Change Ft. Dminor
06.Shadokat-Retrospect
07.Life Aint Fair
08.No One Will Ft. Tiffany Paige
09.Stutter Interlude
10.Rebellion In Occupied Territory (RIOT)
11.Incredible Force Ft. Hassaan Mackay And Oddissee
12.Why'd You Have To
13.Sometimes Ft. Silent Knight


Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: