quarta-feira, 5 de março de 2008

Os irmãos Mingas

Ruy Mingas - Temas Angolanos
Ruy Mingas era, como Bonga, atleta do Benfica na sua época de estudante em Portugal. Entretanto foi-se deixando levar pela música e chegou a ser considerado o cantor oficial da Casa dos Estudantes do Império (antigo local onde se encontravam os estudantes das províncias ultramarinas portuguesas e onde germinaram os movimentos nacionalistas pela independência, dentre os quais o MPLA, do qual Ruy faz/fez parte). Nunca fez da música carreira, apesar de ter gravado dois discos nesses longínquos anos e um terceiro nos anos mais recentes. A sua carreira diplomática acabou por deixar algumas máculas na sua imagem, sobretudo no que toca a sua personalidade (alguns dizem-no prepotente e violento, tendo aparentemente tentado resolver à bofatada uma manifestaçao a porta da Embaixada de Angola em Lisboa). É actualmente accionista da Universidade Lusíada, uma das muitas univs privadas que andam a brotar na banda como cogumelos, sendo o upgrade do mesmo fenómeno há uns anos atrás com os colégios privados. O disco é muito forte, o mano mais velho leva ovo.
01 - Makesu
02 - Ngidifangana
03 - Pango Dia Penha
04 - Mamã terra
05 - Morro da Maianga
06 - Quem ta Gemendo
07 - Susana
08 - Muimbo ua Sabalu
09 - Hoola Hoop
10 - Hoji Iafu
11 - Maribondo ua Ngi Lu
12 - Apolo 12
13 - Adeus à Hora da Partida
14 - Poema da Farra
15 - Homenagem à Liceu Vieira Dias

Catem o mambo aqui


André Mingas - Coisas da Vida
André, segue as passadas do irmao mais velho desenvolvendo também o seu lado musical guardando o seu militantismo pelo partido no poder que lhe valeu a posição de vice-ministro da cultura e conselheiro do PR para o urbanismo (trabalho de coelho que tá a fazer...as torres da sonangol, o “faz-cócegas-aos-céus” de 70 andares e os dois edificios que querem fazer na Baía de Luanda, sao autênticas barbáries paisagísticas). Recentemente foi vítima de uma vingança amorosa (novela das 8), quando a sua secretária criou uma corrente email contendo uma imagem de conversa msn mais do que comprometedora entre os dois...enfim, dikas da banda, cinjámo-nos à música de alta qualidade que estes dois manos produziram, melhor figura teriam feito se se tivessem ficado por aí.

01 - Nzambi
02 - Mufete
03 - Esperança
04 - Hino ao Amor
05 - Jisabu
06 - Tchipalepa
07 - Jimina
08 - Coisas do Amor
09 - O Que eu Quero
10 - Soba

Catem o mambo aqui

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei que está ausente, mas haveria alguém que pudesse repôr estes dois "links"?
Agradeceria muito.

Um abraço de todo o modo.

Anônimo disse...

Hallo André,

Que coisas tao lindas, voce nao mudou nada, mas mudou para sempre e para sempre com coisas magnificas,
Hallo meu Irmao sempre tentei de entrar em contactos, para lhe felicitar e dar mandar noticias.......O teu Arte nunca ira morrer porque it just comes

from your hart, and nobody will take aways these dreams and these qualities and talents,,,,,You still very young and you still looking the same Boy I knew..in the past ,,,

Greetings to Betty and Aim
Andre Mingas, we love you here and you Music will be always the best as your Person means!!

Etienne

Etienne disse...

Hi André,

Eu me lembro sempre daquela primeira cançao bonita :Menina só falta limpar o seu quarto!e a cozinhar!esta cançao ficou para sempre na minha memória e cheguei de transmitir-la para o meu Filho Frederico que ficou inspirado pelos talentos que a familia Mingas expressou para geraçoes e que iráo tb ser servidos como um grande presente para os nossos filhos e para a riqueza do patrimonio cultural de Angola e o resto do mundo,e Latino Americano.Nao me esqueci tb que passei uma boa juventude com os sounds das musícas que a tua viola e da tua voz que sempre alimentavam a esperança de viver só numa naçao de culturas e de muita alegria..
Check this website: www.boomr.nl/fdricolc ai o Frederico fala e expressa as coisas da vida através do seu Rap,Eu prefiro o nr.Ondergang(Nes diss)..Ele houviu bastante a voz de Angola, as tuas musícas já com a idade de 3 anos......Take care my Brother , you will always stay the best ! and your Music will always stay on top! and keep that Motown selections in your blood!The Blues, the Jazz,and R&B all comes from your heart..!!!
Greetings!!to all..God blessed always your talents, skills,and your abilities!!Yes André you can for sure make it forever!!
Merry Christmas and Happy new year2009!!

Etienne

Diamondog disse...

Hallo Bro,

Parabéns pelo Blog! Mas muitos dos links estao inativos, como poe exemplo dos Irmaos Kafala e Mingas...

Abracos e sucessos

Etienne disse...

Hello My Big Brother André,

Quando penso nas músicas de Jackson5,de James Brown, de Michael Jackson,Tom John,Otis Redding,the Cool and the gang,Marvin Gaye,Diana Ross,Anita Bakker body and soul music,the smooth Jazz,Luther Vandross e os outros da Motown 70's,80's,90's and coming up new generation series,e ver a forma,a maneira da tua música,e a transformacao do teu stilo único que prova os teus talentos e promove generacoes da música Angolana com vários raizes muitíssimo ricos que falam sobre a histórias e a dignidade dos Afro's.
Estes talentos poderemos classificar-os como a Palavra grega:NIKE means: conquest,success,victory!.

Abracos e muito sucessos

EtienneSMM.