segunda-feira, 10 de março de 2008

Os Francius

Vivo em França há 4 anos e tenho tido muitas dificuldades em conseguir apreciar o panorama do rap francês actual. Houve aquela fase de loucura de IAM, Fonky Family e outras cenas de Marseille, ao mesmo tempo que os NTM lançavam o clássico Paris Sous les Bombes, mas depois do fogo de artifício não houve continuidade. Curti alguns sons isolados aqui e ali, mas os álbuns já tinham mais dificuldade em escorregar pela garganta. Até que me caíram esses que vos apresento, um dos quais nem sequer é hip hop mas Slam Poetry (pensem em Saul Williams num café a lêr os seus textos).


Hocus Pocus - Touche 73 e Place 54

Dois álbuns fantásticos. Comecei por saber da existência deles pelo Nguimbola, que me enviou ao myspace do 20Syl (vocalista e produtor) para apreciar um vídeo de 8 minutos dele a fazer um instrumental. Foi forte, mas passou assim no barulho. Uns tempos depois vejo um clip na tv de Hocus Pocus, alta groove e tal... não sei bem como foi, mas associei ao 20syl e fui pesquisar e era isso mesmo. Saquei os álbuns mas nunca cheguei a descompactar (o ritmo de download anda à volta dos 15 álbuns por dia, as vezes perde-se o fio à meada) até há uns dias atrás, para descobrir entrincheirados naqueles .rar duas pérolas entrincheiradas, mas autênticos pedragulhos daqueles que brilham e que as damas gostam de ter em colares ou anéis. Não vou falar muito, vejam os vídeos em baixo e decidam por vocês próprios.

1. Malade 2006
2. Onandon
3. Pascal
4. Comment on faisait ?
5. J'attends (feat. David Le Deunff)
6. You (feat. Mr J. Medeiros)
7. Feel Good (feat. C2C)
8. Keep It Movin' 2
9. J'aimerais
10. Faits Divers
11. Swingin' (interlude)
12. Dig This
13. Zoo
14. Du Sable Sur Les Paupieres (feat. Kohndo)
15. Geometrie
16. Onandon Part. 2 (Feat. Ty)
17. Brouillon
18. Hip-Hop ? (feat. The Procussions)
19. J'attends (remix)
20. 73 Touches

Catem o mambo aqui


01.Place 54
02.Quitte a t'aimer featt Magik Malik
03.Smile feat Omar
04.Recycle feat Fred Wesley & Stro The 89th Key
05.Normal
06.Vocab! prelude
07.Vocab! feat T Love & The Procussions
08.Mr tout le monde
09.Tournee
10.Move on feat Dajla & C2C
11.Touriste feat Elodie Rama & Tribeca
12.Je la soul feat Taïriq Keda
13.Histoire d'une VHS
14.Voyage immobile
15.Bonus track

Catem o mambo aqui



Rocé - Identité en Crescendo

No outro dia fui conhecer um produtor luxemburguês aqui na cidade onde vivo e depois de falarmos em Hocus Pocus, ele disse-me que eu devia experimentar ouvir Rocé, para ele o melhor em França actualmente. Mostrou-me alguns sons e eu morri com as letras, o cabrão tem muita arte com a caneta e um tom de voz que transporta até aos tímpanos de quem escuta, um vasto leque de emoções sempre sinceras no seu timbre, sem contar que os temas são sempre de uma sobriedade absurda e as suas opiniões são perfeitamente articuladas. O gajo sabe escolher bem as palavras. Meto aqui o segundo álbum dele que é o meu preferido e onde ele tem mais instrumentos acústicos, incluíndo uns contra-baixo matrakaikos. Para já vai o segundo, depois logo se vê para o primeiro.

1. Je Chante La France
2. Amitié Et Amertume
3. Seul
4. Le Métèque
5. Appris Par Coeur
6. Ma Saleté D'Espérance
7. Des Problèmes De Mémoire
8. L'Un Et Le Multiple
9. Les Fouliens
10. Ce Que Personne N'Entend Vraiment
11. Aux Nomades De L'Intérieur
12. Besoin D'Oxygène
13. Identité En Crescendo


Catem o mambo aqui


Grand Corps Malade - Midi20

Falando de escolha de palavras, aqui está uma arte difícil de granjear adeptos ao ponto de se tornar um fenómeno de massas, o Slam. Este rapaz teve um acidente ainda muito jovem e o médico disse-lhe que não voltaria a andar. Pois os médicos também se podem enganar do alto da sua "doutorice" absoluta e depois de muita reeducação o rapaz lá se vai aguentando com uma bengala.
Este álbum NÃO DEVE SER TIRADO por pessoas que não pesquem um mínimo de francês, porque é basicamente falado, porque vai tendo algumas subtilidades que codificam a mensagem e não sendo propriamente musical, não creio que possa agradar quem não consiga entender o conteúdo. Meto um clip embaixo também para tirarem a prova dos 9. O gajo leva ovo também com os seus temas e consegue manter-nos atentos com a sua fabulosa escolha de metáforas (se bem que comparar mulheres com comboios e relações amorosas com viagens nele é um pouco limite, mas mesmo isso está extremamente bem conseguido).
01. Le jour se lève
02. Saint-Denis
03. Je dors sur mes 2 oreilles
04. Midi 20
05. Ca peut chémar (duet with John Pucc'Chocolat)
06. 6ème sens
07. Je connaissais pas Paris le matin
08. Chercheur de phases
09. Parole du bout du monde (duet with Rouda)
10. Attentat verbal
11. Les voyages en train
12. J'ai oublié
13. Vu de ma fenêtre
14. Rencontres
15. Ma tête, mon cœur…
16. Toucher l'instant

Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: