sexta-feira, 21 de março de 2008

O post obscuro!!!

Amon Tobin - Foley Room

Brazuka que herdou o nome Tobin do seu padrasto irlandês (herdou ou mudou?). Ainda jovem se instala no Reino Unido, onde é enormemente influenciado pelos estilos musicais mais variados nomeadamente as novas tendências da música inglesa, jungle e garage, mas também pelo Hip Hop, Blues e Jazz. Lança umas coisitas sob o nome de código de Cujo e em 1996 assina pela mítica Ninja Tune. Para fazer este disco, Amon bazou girar por Londres com microfones de alta sensibilidade e gravou todo o tipo de sons, desde cantores de chuveiro até formigas passeando pela relva, o resultado sendo uma grande mistela de sonoridades deformadas para dar aquele tom macabro de filme de suspense/terror. Por falar em filmes, Amon Tobin teve um dos seus sons (Saboteur) seleccionados para a banda sonora de The Italian Job e compôs a trilha sonora para um filme húngaro chamado Taxidermia.

1. Bloodstone
2. Esther's
3. Keep Your Distance
4. The Killer's Vanilla
5. Kitchen Sink
6. Horsefish
7. Foley Room
8. Big Furry Head
9. Ever Falling
10. Always
11. Straight Psyche
12. At the End of the Day

Catem o mambo aqui


Burial - Untrue

Este puto é um homem das cavernas, ninguém conhece a chipala do gajo, não há fotos, não há clips, não gosta de dar concertos (e se um dia der deverá fazer como os até hoje incógnitos Daft Punk, que conseguiram ganhar o Valete e o Fat Boy Slim). Ele mandava alguns dos seus instrus para um dread numa pequena rádio alternativa de drum n bass e dubstep e foi com esse amigo que acabou por lançar o seu primeiro álbum homónimo. Foi aclamado de tal maneira que o brother se preocupou e começou a procurar onde é que tinha errado para se ter difundido tanto (ele é mesmo maniento, quer ser PURO underground, daqueles nomes que só um punhado de ravers selectivos do som que escutam poderiam conhecer), voltou a encafuar-se no seu canto e tentou ser ainda mais escuro no seu minimalismo lo-fi e na sua fixação pelos samples de voz cortadíssimos e cheios de pitch. O resultado: apareceu nomeado na lista de melhores álbuns do ano de meio mundo (eu descobri-o pelo site bodyspace.net, e em 30 listas diferentes de álbuns preferidos ele era incontestavelmente o mais presente, depois o meu grande mano Toni Fazuma também mo aconselhou, aí então saquei). Eu só curti depois da segunda audição. É um álbum para ouvir no escuro para adormecer, é mesmo relaxante.

1. Untitled
2. Archangel
3. Near Dark
4. Ghost Hardware
5. Endorphin
6. Etched Headplate
7. In McDonalds
8. Untrue
9. Shell Of Light
10. Dog Shelter
11. Homeless
12. UK
13. Raver

Catem o mambo aqui



Prodigy - The Fat of the Land

Eu vi estes gajos pela primeira vez na MCM, quando passava madrugadas inteiras a espera de ver bons clips. Na altura pensei: porra esses mwadiés devem ser altos frustrados. Era muito estranho e industrial para mim, um gajo que só tinha saído de Angola para ir a Portugal de férias, só ouvia Hip Hop na altura porque os meus primos me tinham “baptizado” numa das férias de Cacimbo que passaram connosco em Luanda, mas isso era demais. Pois foram precisos mais alguns anos de vida e uns anos de Inglaterra para me abrir a este tipo de sonoridades e reconhecer nelas a genialidade que tal como noutros géneros, pode frequentemente caracterizá-la. Estes dreads são agressivamente fortes.

1. Smack My Bitch Up
2. Breathe
3. Diesel Power
4. Funky Shit
5. Serial Thrilla
6. Mindfields
7. Narayan
8. Firestarter
9. Climbatize
10. Fuel My Fire

Catem o mambo aqui


Aphex Twin - Come to Daddy

O texto sobre os Prodigy poderia ser reproduzido na íntegra para este maluco. Este fez-me medo com essa chipala dele no clip com gajas muitos boas, mas de uma coisa podem ter a certeza, eu esqueci o nome dele mas não a cara, ele conseguiu marcar-me o espírito e quando finalmente comecei a dar mais atenção a esta música distorcida com triple breaks e sons espaciais, voltei a procurá-lo e curti deka. Vejam os clips dele que são fantásticos (post anterior) e autênticas paródias à indústria musical (Windowlicker é um clássico).

1. Come To Daddy (Pappy Mix)
2. Film
3. Come To Daddy (Little Lord Faulteroy Mix)
4. Bucephalus Bouncing Ball
5. To Cure a Weakling Child (Contour Regard)
6. Funny Little Man
7. Come To Daddy (Mummy Mix)
8. IZ-US

Catem o mambo aqui


Air - The Virgin Suicides

Nem me lembro bem como foi que tomei conhecimento da existência desses gajos, mas acho que foi mesmo com esta banda sonora. Vi o filme e curti bwé dos sons, então saquei e olha, até agora é a cena deles que curto mais, o “Talkie Walkie” não me convenceu muito.

1. Playground Love
2. Clouds Up
3. Bathroom Girl
4. Cemetary Party
5. Dark Messages
6. The Word 'Hurricane'
7. Dirty Trip
8. Highschool Lover (Theme From The Virgin Suicides)
9. Afternoon Sister
10. Ghost Song
11. Empty House
12. Dead Bodies
13. Suicide Underground

Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: