quarta-feira, 31 de março de 2010

Seun Kuti - Many Things

Música com sentido. O mais novo dos Kuti, com a banda original do papa Fela, os Egypt 80.

Para quem vibra com Afro-beat, este álbum irá dar-vos corda aos sapatos.

Os entendidos dizem que em matéria de sonoridade, o Seun fica muito mais próximo do seu mítico papá do que o irmão mais velho, Femi, muito por causa da banda de acompanhamento, mas também na performance ao vivo. Não sei, nunca o vi ao vivo e do Fela só os inumeros vídeos que consegui ir catando ao longo dos anos. Sei é que o mundo moderno e as pressões das casas de discos que se manifestam sob forma de chantagens contratuais, limitam a comparação com Fela, começando no tamanho das faixas, onde o Fela abusava, chegando a ter sons que passavam a fasquia dos 25 minutos. Se calhar foi opção estética, se calhar o rapaz não quer construir a sua carreira na sombra da do pai (como fizeram ou tentaram fazer uma infinidade de Marley), se calhar eu estou a ser precipitado em julgá-lo pelos dados que tenho disponíveis sem aprofundar. Mas... é quase inevitável: Sobrenome Kuti; género musical Afro-beat; banda Egypt 80; até alguns títulos de canções remetem-nos a músicas específicas do Fela (Don't Give That Shit to Me vs You Give Me Shit, I Give You Shit). Não me parece que ele esteja propriamente a fugir de comparações, então assim como merece os elogios de ritmica e liricamente estar muito próximo de representar o seu venerável progenitor, merece a crítica de ter deliberadamente adaptado os temas em tamanho para versões mais radio-friendly.

O álbum é uma bomba. Escutem e se gostarem comprem, ou vão a um concerto (de preferência a segunda opção que é de onde os artistas acabam por tirar mais rendimento).

1. Think Africa
2. Don't Give That Shit to Me
3. Many Things
4. Fire Dance
5. Mosquito Song
6. Na Oil
7. African Problems




Catem o mambo aqui

Um comentário:

Safú disse...

Vi o concerto no CCB e foi muito, mas muuuiiitoo bom!!! Grandes músicos, grande espectáculo, a mensagem sempre presente, muito sentimento. Verdadeiro alimento pr'alma!!!