quinta-feira, 1 de abril de 2010

René Aubry - Play Time

O percurso musical deste francês determinou-se antes mesmo de lançar o seu primeiro disco, ao conhecer a coreógrafa Carolyn Carlson com quem terá um filho e para quem irá compor diversas peças. A relação da sua música com as artes cénicas e do audiovisual foi se cimentando com a composição de 3 trilhas sonoras, com a utilização de alguns dos seus temas para séries de televisão, anúncios publicitários e até como música de fundo para a cobertura televisiva das eleições francesas de 2005, o que lhe deve ter valido alguns cobres.

Eu descobri-o através da RFI (Radio France International), na casa do meu tio, num dia em que o visitava em Paris. O som que estava a dar era o Dare-Dard, e eu fiquei tão panco que perguntei ao meu tio qual era a estação, entrando imediatamente no site deles e fazendo figas para que tivessem um cantinho com o anúncio "o que está a tocar". Felizmente quem fez o site teve a boa ideia de efectivamente colocar lá essa bendita opção. Li o nome do rapaz, apontei-o e quando voltei para casa em Montpellier, saquei tudo o que encontrei. Alguns clickzitos no emule e encontrei um ficheiro .rar com a discografia. Vale bwé a pena. As músicas dele parecem mesmo pensadas para filmes, as notas entoadas transpiram imagens bem vivas e somos capazes de construir cenários a medida que o som avança. Muito bom.

Meto-vos aqui apenas o Play Time por ser o último, e também, porque é onde está a versão do Dare-Dard que ouvi na RFI e que me fez ficar curioso acerca dele. A ver se tem um resquício desse efeito em vocês.
01 Sirtaki a Helsinki
02 Prima Donna
03 Dare-Dard
04 Chaloupée
05 Steppe
06 Rose
07 Facéties
08 Après la Pluie
09 Blue Lady
10 Quintette
11 Mémoires
12 Night Run
13 Demi-Lune
14 La Danse des Trois Chapeaux
15 Ne M'Oublie Pas
16 L' Abîme
17 Zig-Zag
18 Les Sept Erreurs



Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: