terça-feira, 9 de março de 2010

340ml - Moçambique a dar cartas (e das altas)

Quatro dreds de Maputo que se conheceram em Johannesburg para onde tinham ido estudar, e se juntaram para formar o colectivo 340ml.

De banda de garagem a premiados foi um instantinho recheado de aventuras e desventuras, incluíndo pelo menos uma meia dezena de episódios no decurso dos quais se viram subtraídos do seu material, ora furtados do estúdio, ora do carro depois de um concerto. Eles usam aliás esse pretexto para justificar o período sem edição entre o Moving (2001) e o segundo álbum (2007) adequadamente entitulado “Sorry for the Delay”.

Os EP’s que existem no meio, são cenas que encontrei no Soulseek e no site da Optimus Discos, sendo que, o EP que se pode encontrar nesse último não é mais que uma versão curta do LP “Sorry for the Delay” e por isso se chama simplesmente “Desculpem o Atraso”.

Eu tomei conhecimento desta banda graças ao meu bom amigo Keita Mayanda que mos aconselhou com veemência praí em 2003, passando-me juntamente com o “Moving”, o álbum de um fantástico MC sul-africano chamado Tumi que tem como banda de apoio os Volume, que inclui dois dos quatro membros dos 340ml aos quais se juntam David e Kyla. Tudo do mais alto nível. Depois vou ver se meto também aí esse álbum do Tumi.

Não posso ter outra palavra para descrever a minha falta de cuidado em não ter ainda postado nada destes rapazes aqui senão “heresia”. Este é daqueles grupos que vale a pena ter na colecção de originais. Mas enquanto não caulam o mambo, saquem JÁ!


340ml - I Don't Know EP

É incrível. Não encontro NEM UMA referência a este EP googlando a net. NEM UMA. Experimentei de todas as formas que me ocorreram, com título do EP, com os títulos das faixas, com e sem o nome da banda (podia ser um EP de outra banda erroneamente marcado como 340ml) e NADA, ZERO, NICLES. Eu tinha um kamba que dizia: "se não está na net é porque não existe". Bem, aqui tenho em 7 anos uma das primeiras provas de contrário, que estou no entanto a remediar. A próxima pessoa que procurar por esse EP há de vir dar ao meu blog. Passou a ter "personalidade jurídica" (gato fedorento).

01.Lesson One
02.Wedding Song (Live)
03.That Loving Feeling
04.Guardian of Peace
05.Lesson 101
06.That Loving Feeling feat. Bonafide Webster
07.Wedding Song


Catem o mambo aqui



340ml - Desculpem Pelo Atraso EP

Como já tinha dito, este EP não é mais que uma versão mais reduzida do segundo álbum "Sorry for the Delay" que os artistas compilaram para edição gratuita na Optimus Discos do Henrique Amaro. No entanto, os sons estão rippados cada qual com o seu kbps e os id3tags estão mal editados e sendo que as faixas estão TODAS incluídas no álbum, este será certamente o único EP do qual se podem passar de downloadar.

01.Radio 75
02.A Connection to Pursue
03.The Untitled Song
04.Moodswings
05.Australopithecus
06.Sorry for the Delay


Catem o mambo aqui




340ml - Moving

Primeiro álbum dos dreds.... alta bomba. Curtam só.
01 Shotgun
02 Hang On To Yourself
03 Midnight
04 What Happens Between
05 Early Morning
06 Shotgun Backleft
07 Supermodel
08 Nancy's Nightmare
09 21:40
10 21:44
11 Good Things Happen To Those Who Wait
12 I Started Something I Can’t Afford
13 Michelle (Stage Managment)
14 Movimento
15 And Who Was Kamikaze?
16 Moneypenny’s Dream
17 El Vinco Xiconhoca



Catem o mambo aqui




340ml - Sorry for the Delay

Em teoria o segundo álbum deixa sempre um pouco a desejar, muito por causa da expectativa que se gera em torno dele depois de um primeiro LP tão forte. Mas sinceramente, acho que esta segunda pedra faz mais anéis na água que a primeira. O mambo tá deka deka deka!!!

01.Regents Park
02.The Other Side
03.Fairy Tales
04.Make it Happen
05.Moodswings
06.The Untitled Song
07.Kubrick
08.Saint-Leu
09.Lesson One
10.Australopithecus
11.Sorry for the Delay
12.Radio 75



Catem o mambo aqui

6 comentários:

Anônimo disse...

Os brothers são mesmo bons!
Muito para frente. Parece que eles estarão Sabado, dia 22 de Maio, às 22h00 no Elinga ao vivo, numa parceria com o pessoal da organização do Festival Internacional de Jazz de Luanda e o Movimento>>X gestores do Espaço Cultural Elinga; Teatro & Bar. Já xtou lá.

Obrigado

Sergei disse...

Confirma-se a "personalidade jurídica" do blog! O EP "I don't know" realmente só aparece aqui!!
Quanto à paternidade do dito, só consegui a confirmação junto de fontes muito próximas da banda. No entanto parece estar mesmo destinado a cair no esquecimento, foi uma coisa feita no inicio da carreira…!
De qualquer forma a qualidade dos trabalhos que se seguiram compensam esta “ocultação”.
Parabéns pelo vosso trabalho de divulgação de boa música!
Um abraço.

cassia disse...

eles são demais! ontem fui os ver no coconuts, poxa, qe maravilha de show, música muito boa mesmo :)

Unknown disse...

Gostaria muito de ter a letra e a tradução da música midnight. Me apaixonei por esta música. Por favor, quem puder colaborar, me mande no email ou post aqui no blog mesmo.
Obrigada.
Thuane - Campinas, SP - Brasil.

Unknown disse...

Esta banda e de mais... Sem palavras para descrever

Anônimo disse...

Hello, this is a very old blog but who knows? I'd be very interested to get working links for both EPs, especially the first one!
Thanks in advance :)