Logo de entrada, eu não percebo porquê que esses sites de "world-music" insistem em atribuir a este rapaz a naturalidade Centro-Africana, como se o facto de SER dessa minúscula república, que se situa como o nome indica de maneira inequívoca, no centro de África, lhe atribuísse alguma credibilidade acrescida, como se a música por si só não bastasse, como se o facto de ele não ser "africano suficiente" o descredibilizasse como artista "world-music". Felizmente que é preto senão podia ser difícil de vender o conceito de um filho de diplomatas que por força das vicissitudes (golpe de estado né? o quê mais?) passaram à exilados políticos.
O Bibi nasceu em Paris e só foi conhecer a terra DOS SEUS PAIS aos 2 anos de idade, DE FÉRIAS! É portanto um francês de origem centro-africana, ponto final.
O que ele acumulou em termos de diversidade musical e cultural é outra história e pode obrigar-me a ser um pouco mais daquilo que o mundo precisa, flexível na minha rigidez, pois são claras as vincadas influências de música africana (cimentadas aliás com temas interpretados num dos idiomas locais, o Sango, idioma do qual o disco pede emprestado o seu título "Dunya" que significa "existência"), funk pesadão dos anos dos blaxploitation, até aos grooves mais pesados de clara influência hip hop, cortesia dos samples sinistros do seu parceiro no crime Professeur Inlassable.
O que mais me tira do sério neste disco são sem dúvida as linhas de baixo estonteantes de tão sinuosas, mas o disco tem muito mais que isso, incluíndo as letras que cobrem vários tópicos de sociedade ora com alguma seriedade, ora de ânimo leve. Bem equilibrado. Vale a pena checkar.
01. The Moon
02. Red Wine
03. Swing Swing
04. Dunya
05. Pasi
06. Let Them Run
07. Gospel Singers
08. Be Africa
09. Shine
10. Bonjour Mon Ami Jean
11. Goodbye
12. It`s the Earth That Moves
Catem o mambo nos comentários do sópedrada aqui
PS. Só tem um problema (grave): as faixas estão mal nomeadas nos ficheiros mp3, o que faz com que o tema "Goodbye" esteja com o título "Redwine" (por exemplo) e por aí em diante. Tá tudo lixado! Curtam o som pelo som, e se fizerem questão, descubram os títulos que correspondem as músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário