domingo, 24 de outubro de 2010

Kutiman - O simpático israelita

No outro dia o meu brother Kabuenha me pediu para sacar para ele o álbum de um tal de Kutiman. Me passou um vídeo no youtube e eu fiquei tipo "Xêeeee esse mambo é muito raro". Tratava-se de um novo conceito de álbum/vídeo que estava mesmo à espera de ser explorado, muito provavelmente já o é há um tempo porque este já está num nível muito avançado para ser o pioneiro. O "álbum" é gratuito e nem podia ser de outra maneira, já que as composições são feitas de retalhos de vídeos postados por diversos youtubianos por este mundo fora.

Mas vamos por passos. O primeiro álbum e homónimo do dreda é de 2007 e é muiiiiiittooooo forte! O mano é israelita, estudou piano aos seis e bateria e violão aos 14. Aos 18 bazou para Tel Aviv para estudar e um desses dias, sintonizando a rádio da universidade, foi introduzido a sonoridades jazz muito distintas das clássicas que ele estaria habituado a ouvir. Uns tempos depois, ou por outra, há muito pouco tempo atrás, tipo uns 5 anos, um kamba e actual parceiro musical, apresentou-lhe o funk (pois é, o brother não conhecia JAMES BROWN em 2005) e o afrobeat e o papoite delirou quando sentiu a vibe do Fela, mais ainda porque os nomes deles são bwé parecidos, o nome de registo do Kutiman é Ophir Kutiel, o do Fela, para quem teima em não conhecer, é Kuti, daí o dreda se baptizar com tal nome artístico, não querendo implicar que o Fela fosse Kutichild, ou sugerir tendências homossexuais apresentando-se como o "homem do kuti", mas era mesmo só para ter Kuti no nome artístico. (fonte: Wikipédia. É bem interessante a apresentação da aparição deste jovem na cena internacional).

Só vos digo que o mambo vale a pena checkar, quanto mais não seja por mera curiosidade de explorador sonoro.

Kutiman - Kutiman

Aqui vos meto o primeiro álbum. Vão pegar o link no blog deste ciente e vão dedicar uns minutos do vosso dia a explorar o à vontade com que o filho da terra ocupada se passeia pelos mais diversos meandros musicais que o inspiram. No Groove Where I Come From e Losing It são para já os meus temas favoritos, mas o resto também bate de caralius. O álbum foi recebido muito positivamente pela crítica se é que a Pitchfork vos serve de referência :)



01. Bango Fields
02. No Reason For You (feat. Elran Dekel)
03. Take A Minute
04. No Groove Where I Come From (feat. Elran Dekel)
05. Losing It (feat. Karolina)
06. Skit
07. I Just Wanna Make Love To You (feat. Chaka Moon)
08. Chaser
09. Once You're Near Me (feat. Elran Dekel)
10. Escape Route
11. Trumpet Woman (feat. Karolina)
12. Music Is Ruling My World (feat. Karolina)
13. And Out




Catem o mambo neste blog aqui


Kutiman - ThruYOU

Epá eu podia vos falar bwé deste conceito e da mestria com que o Kutiman o manipulou, mas acho melhor vocês verificarem com os próprios olhos e depois descarregarem o álbum se gostarem do que virem. Prestem atenção que o álbum INTEIRO tem vídeos, logicamente que, apesar de isso ser algo trabalhoso ao nível de sincronização, é mais que possível SEM BUDGET, pois os vídeos foram o próprio material samplado, cortado, rearranjado para soar como uma produção qualquer. Vejam pois os vídeos e se gostarem, peguem o álbum no link que vos disponibilizo. Podem também ler no link da wikipedia encima as palavras do próprio kutiman para descrever como foi que a ideia lhe apareceu, é sempre interessante perceber como as coisas mais originais podem surgir da carência de condições e/ou de inofensivas experiências inconsequentes, ao invés de consistentemente maquinadas e confeccionadas para causar um qualquer efeito no cérebro do ouvido que recebe do outro lado dos fones.

Neste link vocês podem escolher entre sacar as músicas individualmente, ou sacar o álbum inteiro e podem também visionar todos os vídeos correspondentes. Se escolherem ver pela maneira tradicional do youtube, prestem atenção aos vídeos que aparecem na barra lateral, pois trata-se dos vídeos originais que foram samplados pelo kutiman. Entretenham-se a descobrir o sample :).

01. The Mother of All Funk Chords
02. This is What it Became
03. I'm New
04. Babylon Band
05. Someday
06. Wait for me
07. Just a Lady



Peguem o mambo aqui

Nenhum comentário: