terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quando o Hip Hop encontra o Reggae/Dub

Nos últimos anos com a digitalização do mundo e de tudo o que o incorpora, o protagonismo tem sido retirado das grandes editoras/produtoras responsáveis pela edição de 95% da música que passa na MTV/rádios ou dos filmes que chegam ao grande ecrã. Muitos dos artistas que não se conseguem enquadrar nos limitados padrões predefinidos das editoras, aqueles que eles sabem como vender, para os quais as fórmulas de marketing e o público alvo já estão claramente identificados, vêm-se relegados à músicos de taberna ou dj's do bairro, com uma palmadinha nas costas tranquilizando: "isto é muito bom, só não tem AINDA potencial de massas. Um club anthem aqui, uma rima mais burra ali e volta a trazer a demo".

Pois bem, uma das grandes vantagens de ferramentas como a internet é que permite este tipo de passa-a-palavra que muitas vezes se tornam fenómenos de massa (ver Zeitgeist, Danger Mouse, ou a aberração do Justin Bieber), o que muitas vezes inverte a ordem piramidal da ciência da informação, forçando menções públicas de coisas que começaram como murmurinhos no subsolo.

Os discos mash-up também não aparecem do nada. Há já muitos anos que os DJ's de mixtape (quando a palavra TAPE ainda significava fita/k7) misturam pontualmente accapellas de uns artistas com instrumentais de outros, por isso, o salto não é assim tão ilógico. Se não estou em erro, o boom foi com o Black Album do Jay-Z, para o qual ele disponibilizou os accapellas e que resultou nuns 100 álbuns de remisturas, dentre os quais alguns MUITO bons, nomeadamente o Grey Album, uma das provas vivas do que acabei de dizer no parágrafo anterior, propulsionando o produtor Danger Mouse (Gemini, Gnarls Barkley, Gorillaz, Beck) para o estrelato do dia para a noite.

Alguns anos depois, já perfeitamente aceite como artístico o disco mash-up, pelo menos no formato mp3 e download grátis do site oficial, eis que nos dois últimos anos PELO MENOS dois produtores revelaram-se bastante prolíficos nesse domínio apresentando trabalhos interessantíssimos.

J. Period c. K'naan - The Messengers

Aqui está um projecto que lapida um pouco mais o conceito bruto do simples disco-remistura, onde o produtor (anteriormente de mixtapes) J. Period recruta a parceria do K'naan na homenagem a artistas que se construíram fazendo mais do que simplesmente música de dança, insistindo no conteúdo, musicando injustiças sociais e cantando as suas utopias dilaceradas pelo mundo real. Eles foram os mensageiros, veiculadores de um discurso que nos segurava pelos tomates e nos enviava calafrios pela espinha, ossadas e costados. Eles são imortais e continuarão a ser impingidos às gerações vindouras num formato papinha cerelac que lhes seja mais familiar e mais assimilável. Aí está uma das grandes vantagens do sampling, quando esse propósito se cumpre, há que se bater pala, dobrar-se solenemente para uma merecida vénia e deleitar-se com o resultado.
Estes jovens homenageiam 3 figuras imponentes da música mundial que eu nem vou me dar ao trabalho de apresentar. Investiguem vocês próprios.

Behind the Scenes:



Tomo I: Fela Kuti

1. Introduction to Fela Kuti
2. Let’s Start (Messengers Remix)
3. Let Me Introduce Me (Messengers Remix)
4. Messengers and Prophets (Interlude)
5. Ololufe Mi (Messengers Remix)
6. Who is Fela? (Interlude)
7. Got My Dream (Messengers Remix)
8. The Story of Fela (Open & Close)
9. Gentleman feat. Bajah (Messengers Remix)
10. Perceptions of Africa (Interlude)
11. Africa (Messengers Remix)
12. Africa Unite (Outro)

Catem o mambo aqui


Tomo II: Bob Marley

1. Introduction to Bob Marley
2. Belly Full feat. Kardinal Offishal, Steele & Bajah (Messengers RMX)
3. War Through Poetry/Sun Is Shining (Interlude)
4. Shot the Sheriff (Messengers RMX)
5. Fighting a War (Interlude)
6. Johnny Was feat. Netic the Rebel (Messengers RMX)
7. Need You So (Wailers Interlude)
8. My Country/Small Axe (Messengers RMX)
9. Love Lights Burning (Interlude)
10. Fatima-Stir It Up (Messengers RMX)
11. Satisfy My Soul (Outro)

Catem o mambo aqui


Tomo III: Bob Dylan

1. Introduction to Bob Dylan
2. Rhythmic Poetry (Interlude)
3. Don't Think Twice (Messengers RMX)
4. No Great Message (Interlude)
5. 4th Time Around (Messengers RMX)
6. Voice of the Other Side (Interlude)
7. Lay Lady Lay (Intro)
8. Relationships Lay (Messengers RMX)
9. This Is a True Story (Interlude)
10. Hard Rain (Messengers RMX)
11. It's Alright, Ma (J.Period RMX - Bonus Track)

Catem o mambo aqui


Podem também consultar o site oficial, onde poderão ver (lado esquerdo) outros projectos do J.Period remisturando artistas de renome tais como Lauryn Hill, Nas, The Roots e Q-Tip... tudo topo de gama.


Max Tannone c. Mos Def e Talib Kweli

O Max fez aqui um trabalho sentido, com duas figuras mais icónicas do hip hop consciente, misturando (a maior parte das vezes) quase a perfeição grandes riddims do reggae/dub às letras perfurantes destes liricistas por excelência. Duas autênticas bombas, indo a minha eleição para o do Mos Def que rebenta a escala. Para aqueles que gostam de ir averiguar as músicas sampladas/incorporadas no instrumental final, o Max providencia uma lista em formato .txt onde os mash-ups estão detalhadamente discriminados. Pura delícia que traz um ar fresco a temas que já vão tendo 10 velinhas.

Mos Def - Mos Dub

01. Johnny Too Beef
02. History Town
03. Ms. Vampire Booty
04. In My Math
05. Travellin’ Underground
06. Shroud The Stars
07. Mr. Universe
08. Summertime Running
09. Kampala Truth Work
10. Hurricane Black

Catem o mambo aqui


Talib Kweli - Dub Kweli

01. Your Gospel
02. Country Of Loving (Feat. UGK And Raheem Devaughn)
03. Ms. Good Lady (Feat. Mos Def And Ghostface Killah)
04. Panta Move
05. Garvey Gets By
06. More Or Less Dub (Feat. Dion)
07. Words High (Feat. Kanye West And Common)
08. Mourning Unknown
09. Listen Fe
10. Away Dub (Feat. Zap Mama And Common)

Catem o mambo aqui

Consultem o site do indivíduo para outras avarias (Beastie Boys e Jaydiohead) que saiem um pouco do universo deste post.

Nenhum comentário: