quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sounds of South Africa

No outro dia estava a explorar o blog do Tiago, guitarrista dos 340ml e de Tumi & The Volume, e, depois de ponderar um curto lapso de tempo, decidi que ia averiguar a mix que ele tinha preparado para uma rádio francesa. O ponderar não foi de todo por questionar os gostos do Tiago, mas porque a largura de banda assim obriga. O download aqui é ainda um processo penoso e o que se cata online tem de ser escolhido a dedo, se possível com prévia verificação de um ou dois títulos através do youtube.
Esperadas as três horas (já foi pior... nos tempos do napster, uma faixa chegava a demorar para cima de uma hora as vezes. Um gajo contentava-se com 3 músicas/dia), verifiquei o pacote e, poorrrrrrrrrrrraaaaa, o mambo bate MUITO! O pessoal está muito à frente lá em baixo, muito ecletismo, muita originalidade, muita mistura de ritmos, muita diversidade.
Não creio que em 14 faixas se pudesse ser mais abrangente no abraço que aqui se dá ao vasto espectro da música sul africana contemporânea. Tem desde Jazz, a misturas de Kwaito com Dubstep, a Hip Hop, Dub, até uma espécie de música de orquestra que parece de filme. Menu completo!
Senti-me mais rico, mais culto, mais conhecedor, depois de ser inesperadamente surpreendido e seduzido por uma riqueza sonora cuja existência desconhecia.

01. McCoy Mrubata - Kwalanga
02. Felix Laband - Donkey rattle
03. Mapaputsi - Izinja
04. African Swingsisters - Emuva
05. Boo! - Come
06. Lark - Thoughts
07. Tumi And The Volume - Through my sunroof
08. BLK JKS - Zol!
09. Izintombi Zasi Manje Manje - Awofuni ukulandela na?
10. Max Normal - Hazel's joint
11. Mahlathini And The Mahotella Queens - Wavutha umlilo
12. 340ml - Make it happen
13. Gazelle - Neondebele
14. Carlo Mombelli And The Prisioners Of Strange - Trance by chance

Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: