segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ayo e Nneka - Quando o segundo sai (bem) melhor!

Ayo ('alegre' em yoruba) nascida na Alemanha de pai nigeriano e mãe romena cigana, mulher do Patrice, ele próprio filho de um activista político serra leonês, mãe do Nile (título do terceiro álbum e o melhor do Patrice), teve uma fezada qualquer nos EUA e de repente a Universal decidiu investir massivamente nela. O single "Down on my knees" foi banalizado com os milhares de milhões de vezes que passava em todos os media e pronto... o bicho soltou-se! No entanto, ela não me convenceu por aí além e quando escutei pela primeira vez o Joyful, descartei-a de imediato como uma estrela cadente. Achei o álbum monótono, insípido e desengraçado. A voz chorosa e lamentadora de osga acabada de pisar trazia-me sonolência, se calhar por ter sido gravado em 5 dias, quem sabe. Ainda assim tem pelo menos dois sons muito fortes sendo o meu favorito o "Help is Coming", o segundo single do disco. O produtor é o Jay Newland que é o mesmo da Norah Jones. Meto aqui o primeiro disco para terem termo de comparação.

Ayo - Joyful

1. Down on My Knees
2. Without You
3. Letter by Letter
4. How Many Times?
5. And It's Supposed to Be Love
6. Watching You
7. Only You
8. Help Is Coming
9. These Days
10. Life Is Real
11. What Is Love?
12. Neva Been



O link está neste cantinho do ciberespaço


Ayo - Gravity at Last (2008)


Ah, estava tão docemente enganado. A miúda voltou com um BANG, muito mais aguerrida e eclética. As baladas reggaeish continuam a predominar, a voz dela continua a ser meio chorosa, mas está muito mais segura e menos monótona, tornando-a de repente, mais melodiosa e doce. Também foi gravado em 5 dias, o que invalida o argumento para o outro não me ter batido tanto. Este disco surpreendeu-me demais, viciou-me instantaneamente e já não consigo parar de ouvi-lo de maneira quase compulsiva.


1. I Am Not Afraid
2. Maybe (Ayo Blues)
3. Slow Slow (Run Run)
4. Love And Hate
5. Get Out Of My Way
6. Better Days
7. Change
8. Piece Of Joy
9. Lonely
10. Sometimes
11. What's This All About ?
12. Mother
13. Thank You



Se forem aqui vão encontrar o link directo



Nneka - Victim of Truth


Eu já meti aqui esse disco e podem encontrar o post original aqui.



Nneka - No Longer at Ease

O nome Nneka significa: 'a minha mãe é suprema' em Igbo.
A sista também encontrou a sua musicalidade que ainda estava confusa no primeiro disco. Ela era rapper antes de cantar e a transição não foi sem alguns atropelos.
Neste segundo disco ela está claramente mais à vontade na sua pele e bumbou com altos produtores que fazem cenas de outros tipos. Só o single já rebenta com tudo!!!
Não vou meter aqui link para download porque os que encontrei na net já foram todos apagados, mas quem quiser pode procurar torrents no www.mininova.org
Se alguém não estiver familiarizado com o funcionamento dos torrents é só dar uma dika que eu explico.

1- Death
2- Heartbeat
3- Mind Vs. Heart
4- Walking
5- Suffri
6- Come With Me
7- Gypsy
8- Halfcast
9- Something To Say
10- Street Lack Love
11- Niger Delta
12- From Africa 2 U
13- Running Away
14- Focus
15- Kangpe
16- Deadly Connection

2 comentários:

Salvaterra disse...

A graça no consumo de musica tens os seus quês...
a ayo jamais vai ser uma grande cantora concordo que o registo dela visceral e chorão pode cansar, mas registar o segundo disco melhor que o primeiro é duvidoso da tua parte...a começar no impacto dos singles a acabar na "segurança" que tu sentes. Ayo no primeiro passou anos a cantar aquelas musicas, com demos inacabas e sessoes acusticas apesar de gravar em 5 dias.

Passei por Sao Francisco em Julho e ela era a cara da banana republic nos adds podes crer, apostaram massa seria nela, tbm c aquela cara, quem nao apostaria...

Se por um lado no segudo disco ta mais segura, n passa tanta emocao, e as musicas sao mais propicias a cairem no esquecimento, uma copia mal clonada de um primeiro disco de estreia...fanstastico. discordo.

quanto a nekka ya, essa sim melhorou tudoooooo. ja nao desafina, canta melhor, melhor producao, melhores beats, convidados, melhor tudo. concordo.

gosto muito do teu blog...e já meti o teu nos meus links...apesar de nao retribuires macaco. lol

paz

ikono disse...

porrrrrrrrrrrrraa wi....
e incrivel como encontramos coisas tao assimetricas nos mesmos elementos. EU TOU MTO PANCO do gravity at last...e QUASE VOMITEI no joy...ou joyful? Nem decorei bem o título...era uma osguinha mal pisada ehehe.
Porra acredita q tenho de fazer um upgrade aos links...fico a kerer juntar tudo p por ao mmo tempo, mas é melhor ir fazendo né?
Matondorinho....pombo do rossio :P