terça-feira, 29 de julho de 2008

Totó - Vida das Coisas

Depois de Tété, Totó, do Senegal a Angola.
O Totó começou a dar nas vistas há uns anos, tocando em eventos culturais pequenos (tipo "Artes ao vivo" onde também se fez notar o Shunnoz). As suas letras divertiam toda a gente o suficiente para criar aquele murmurinho que levanta a curiosidade e que se transforma em avalanche ensurdecedora de mito/lenda urbana e que tem como desfecho mais natural a gravação de um cd.
O Totó será talvez (para mim) o maior paradoxo da música contemporânea angolana, um total destruidor de estereótipos, ou se calhar, apenas a excepção que confirma a regra. Olhando-se para ele, parece um rapper ordinário, daqueles que grifam à MC e curtem girar com MCs mas que depois não dão uma p'ra caixa, os chamados "wack mc's". Se tivermos em atenção as participações nos trabalhos de outros artistas, ninguém nos pode confundir mais do que o Totó pois, ao mesmo tempo que tem colaborações com gajos mauusss da nossa praça tipo Matias Damásio, faz também muitos coros malaikos com rappers de quinta categoria, parece pouco criterioso e acaba por fazer coisas bwé banais. Mas aqui no disco dele a história é outra. Este é um dos discos que me deu mais prazer ouvir nos últimos anos, arrisco mesmo a dizer que um dos melhores da música jovem angolana, ou da música angolana só. Extremamente inovador nas suas composições e interpretações, o Totó tem aquela capacidade ja quase extinta de nos fazer dar gargalhadas a um dado momento e arrependermo-nos disso no instante seguinte (logo no som de abertura), as suas narrativas são muito vívidas, intensas e ... bwéeee mwangolés, ao contrário de uns e outros que criam universos de fantasia e emulam a vida e a música dos ídolos americanos/brazukas/tugas que lhes influenciaram. Totó não se contenta com a simples e fácil cançonete de amor e quando o faz falha miseravelmente, caíndo exactamente no estereótipo de tantos R Kellys que cirandam por aí. Felizmente esses momentos menos brilhantes no disco estão em franca minoria e não são suficientes para manchar irrecuperavelmente a fantástica impressão que ele criou em mim com "Que fim-de-semana", "Abra a Porta","Este não é Marido", "Eu Vou" (mwangolê aqui chora) e outras. Para mim, ele é quase como um MCK do R&B/Soul/o-que-lhe-quiserem-chamar angolano e das coisas que mais gostei de receber este ano (obg Nguimbola).
01 - Que Fim-de-semana
02 - Abra a Porta
03 - Este Não é Marido
04 - Eu Vou
05 - Histórias da Vida
06 - Meu Sonho
07 - Saudades
08 - Estou Seguro
09 - Ame Ndukussole
10 - As Portas se Abrirão
11 - Amor não Correspondido
12 - Calma

O único mambo que encontrei dele no youtube é uma remix do DJ Buda de um som inédito chamado "Menina Perdida".

Catem o mambo aqui

8 comentários:

de Pina disse...

olá!
Fiz download do disco do Busta Rhymes, The Coming mas é necessária password :(
Podias dizer qual é ela?
Desde já obrigado
Abraço

ikono disse...

Carlos porreiro? Olha é o boelo do Nguimbola que anda aí a por álbuns sem password e o gajo não tem parado muito em casa por isso tens duas escolhas:
1 - esperas que ele volte e meta aqui a password (próximos dias)
2 - sacas a cena de novo de um link que eu encontrei no zshare
http://www.zshare.net/download/7608447ba566dd/

Desculpa lá a trabalheira, vou dar a dika no Nguimbola.
Até já

JseAvent disse...

Olá...Sou Paulistano(Br)vivo em Lisboa,como bom brasileiro que sou,gosto e admiro a Musica Africana em Geral,especialmente os artistas Angolanos.
O motivo deste post é por encontrar alguem que partilha da mesma opnião que Eu relativo a este grande artista revelação ToTó,
adorei desde a primeira musica que ouvi,primeira impressão foi achar muito engraçado e não levar muito a sério,mas no decorrer da musica(abre a porta tania),dando-lhe mais atenção,começei a perceber da qualidade e diferença musical desde rapaz,e foi de primeira,o cara é bom de bola,sabe o que faz.Ainda não ouvi todas a musicas deste trabalho por não encontrar em lugar nenhum,ao poucos tenho encontrado uma musica ou outra na Net e não tenho me decepcionado,
A Musicalidade deste artista é muito Boa e singular,Futuramente se continuar neste embalo,ouviremos com regularidade em outras partes do globo....
Valeu amigos...Muita paz no coração...
Abraços deste vosso admirador Zuka.

Anônimo disse...

E como e???

Olha ja vao alguns dias que tento baixar o album do toto, e nunca consigo...Sera que podesme mandar um outro link ou tentar reparar o que tens ai no site????

Agradeceria imenso

Aquele kandando

Anônimo disse...

E se poderias tbm por me 1 link para o segundo album do anselmo ralph mais uma vez, agradeceria imenso...

Anônimo disse...

Olá pessoal, eu gostava imenso de ter o CD do toto mas não encontro em lado nenhum...
foi a banda sonora da minha viagem de finalistas e eu qeria mesmo saca-lo. Alguem me pode ajudar??

nelson antunes disse...

oi, moro no rio de janeiro, brasil, gostaria muito de baixar o cd do Totó Vida das Coisas, não encontrei o link. quem tiver este cd e puder me mandar o link para download eu agradeço muito. obrigado a todos. meu e-mail: nelsonantunnes@yahoo.com.br

vande.rangra@hotmail.com disse...

meu nome e vanderley: não é bem um comentario,e uma pergunata como eu faço pra consegui a orquestraromanticos de cuba no cinema volume 1 do tempo de guarana com rolha.
um abraço