domingo, 13 de julho de 2008

Jean Ziegler - O Império da Vergonha


Esse é o livro que estou a ler agora e queria aconselhá-lo a toda gente. Na verdade queria fazer um pouco mais do que isso, tinha pensado em comprar uns 5 e oferecê-los, mas tive de reduzir as minhas ambições a 2 ou 3 porque o livro em português é 3 vezes mais caro. PORRA! Custou-me 6,50€ em frança (edição de bolso), custa 19 aqui na tuga (edições Asa), isso só pode desincentivar a leitura num país que tem carência de intelecto.
O kota Jean Ziegler é um velho daqueles bem rabugentos que no entanto nos mostram que a máxima: "Se não és socialista aos 20 não tens coração, se ainda o és aos 40 não tens miolos" é uma granda cantiga de Quim Barreiros de velhadas que querem justificar os seus comportamentos egoístas sem que a moral lhes possa pesar. Alter-mundialista convicto, sempre se bateu pelos direitos humanos e pelo acesso aos bens básicos que uns e outros tornam escassos para seu proveito pessoal.
É suiço e alto crítico do seu país, acusando-o em dois dos seus livros de ser o banco dos nazis e explicando pormenorizadamente como a Suiça enriqueceu fechando os olhos à barbárie e ao genocídio de milhões e como continua a fazê-lo contemporâneamente.
Neste livro ele fala da "refeudalização" do mundo e como uma nova classe de capitalistas que ele apelida de "cosmocratas" se está a apoderar de tudo o que a natureza nos fornece gratuitamente (água, plantas e não tarda muito, o ar), patenteando códigos genéticos e metendo etiquetas em tudo, para nos revender depois à preços proibitivos e, como essa "esperteza" reservada aos menos escrupulosos, reduz à indigência a maior parte dos terráqueos que se vêm privados do acesso aos mecanismos de garante social (alimentação, educação, saúde).
Façam um favor à vocês próprios, arranjem este livro e depois façam-no girar, é um documento para a humanidade e para a "re-humanização" da nossa espécie.

O vídeo em baixo foi extraído de um documentário que também aconselho vivamente: We Feed the World.

Nenhum comentário: