sábado, 17 de agosto de 2013

Dakhabrakha - Light

Este ano Batida atuou no FMM e antes de subirmos ao palco esteve o lendário Hermeto Pascoal que fez um show à altura da sua reputação até que, na hora de finalizar resolveu insultar o festival dizendo que (apesar de ser a segunda vez que lá ia) "este festival é uma MERDA!". No final, génios ou não, somos todos humanos, sujeitos à imbecilidade momentânea.

 Dito isto, não foi o Hermeto Pascoal que me inspirou este post, senão o grupo que atuou antes dele, um grupo Ukraniano com um nome super-difícil de memorizar: Dakhabrakha!

 Estavam a tocar no momento em que chegámos ao recinto e houve dois ou três momentos em que foi difícil, apesar do momento exigir concentração, não abanar o cocurutu enquanto pensava "o que é isto?".

Para começar, a dificuldade em identificar que tipo de sonoridade era aquela, a língua, a interação entre as vozes femininas e a única voz masculina do grupo, a maneira como se vestiam e se posicionavam no palco. Foi hipnotizante!

Dois dias depois, ao ler alguns artigos sobre o festival, apercebi-me que não tinha sido o único a ficar bem impressionado.

Muitos chegaram mesmo a classificá-los como "a revelação" do evento, coisa que eu não poderia atestar ou desmentir pois só lá estive nesse dia, mas não me surpreenderia nada se esse sentimento fosse comungado por boa parte dos festivaleiros.

Saquei três dos quatro álbuns do quarteto e vou aqui partilhar com a maralha o penúltimo: Light. Devo no entanto avisar-vos já que se querem apertar play nisto, deverão previamente deletar todo o preconceito, por mais residual que seja, alojado nos vossos nguimbos rijos, para permitirem que a vossa tela aceite cores que não existem na palette.

Permito-me colar aqui excertos da descrição usada no site do FMM para apresentá-los aos festivaleiros:
"As suas origens estão nas artes performativas (nasceram em 2004 no teatro Dakh de Kiev), mas buscam a sua essência no campo. Grande parte do seu repertório resulta de viagens às aldeias para gravar as canções tradicionais cantadas pelas avós que depois incorporam nas suas criações. O folclore ucraniano é a base, mas absorvem influências africanas, árabes, búlgaras, húngaras e também de rock, jazz e música clássica contemporânea."

Simplesmente soberbo!
01.Sukhiy Dub
02.Specially For You
03.Karpatskiy Rep
04.Zhaba
05.Tyolky
06.Kolyskova
07.Baby
08.Please Don't Cry
09.Buvayte Zdorovi

(ver ao menos até ao 2:09)

Catem o mambo aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto do teu blog. Gosto até do facto de não serem feitas actualizações regulares. Lembro-me de aparecer por aqui, meses depois da última vez em que cá entrei, e dá sempre aquele efeito surpresa de mais boa música, juntamente com um bom texto. Parabéns pelo teu blog e pelo teu trabalho na música, também.