quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Hip Hop e a homofobia

Até onde me consigo lembrar e desde o momento em que me deixei seduzir por este estilo de música, os rappers sempre fizeram recurso à palavra "boiola" para insultar ou diminuir adversários/oponentes, o que criou uma atmosfera de homofobia no género, apesar de não ser nada tão violento como o reggae que praticamente advoga a "morte aos gays".

Era mais um "mijo territorial", a punchline fácil do que propriamente um ódio visceral aos homossexuais (ou bissexuais), ou pelo menos eu sempre o percebi assim. O facto é que, essa mensagem tornava absolutamente incompatível a assunção da opção (?) sexual do rapper sob pena de ostracismo, pelo que muitos eventualmente gays se juntavam ao coro para se manterem inseridos na matilha.

Lembro-me até de há uns anos atrás (fins dos 90, princípios dos 00) se ter instalado um grande "mito" à volta DO gay rapper, sendo que até artistas como Canibus fizeram alusão (It's Logic) nas suas letras e as especulações andaram em alta, chegando a citar-se o Erick Sermon como a cinderela a quem a carapuça servia, depois de um episódio em que o pobre coitado tentou suicidar-se.

Provavelmente haveria mais do que UM gay rapper, como provavelmente haverá hoje num universo de dezenas de milhar, mas só recentemente o tema da homossexualidade começou a ser abordado de maneira franca e aberta, por parte de artistas "high-profile", sobretudo depois do artista R&B Frank Ocean ter assumido a sua sexualidade. De repente todo o jornalista musical fazia questão de introduzir na sua lista de perguntas endereçadas à rappers "o que pensas sobre esse assunto?", o que tem certamente mão do lobby gay que se instalou e se enraizou um bocado por todas as estruturas de poder a nível mundial (não tenho nada contra, mas também não simpatizo com grupos de pressão e não acho que tenha de se fazer tanto alarido à volta de algo que se quer que se encare com naturalidade).

Dito isto, ouvi há umas semanas na Antena 3 uma música muito interessante à volta desta temática e não tendo conseguido captar o nome do artista tive de cavar um pouco com ajuda do google, tendo finalmente chegado lá através de uma notícia no hiphopsite que dava conta de uma versão feita pelo Joell Ortiz do tema Same Love do "gay-marriage apologyst Macklemore". Mesmo sem ouvir, soube imediatamente que era dessa música que se tratava e em dois cliques cheguei ao vídeo que agora partilho, com a letra em forma de legendas. Há uns tempos já aqui tinha colocado um post com um vídeo ainda mais interessante do rapper do colectivo Living Legends, Murs, para cujo link vos remeto aqui
 

Um comentário:

Anônimo disse...

http://pigeonsandplanes.com/2013/08/gay-rap-homosexuality-in-hip-hop/?utm_campaign=complexmag+socialflow+08+2013&utm_source=facebook&utm_medium=social

check it bro!!