sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Goldfish - Get Busy Living

Sempre que me apanho num vôo da SA uma das coisas que mais me dá prazer é explorar as sugestões de música sul-africana que têm. Sendo certo que a maior parte dos discos é daquele seu gospel muito peculiar, é constante encontrar pelo menos uma ou duas pérolas para tirar notas e explorar noutra ocasião. Nada contra o gospel deles, muito bonito e sempre bem cantado, mas, para mim, infelizmente, algo monótono, sem novidade.

A última viagem que fiz introduziu-me ao mundo de Goldfish, uma banda de música eletrónica, com bastantes padrões de bateria que se aproximam muito do House, um estilo que geralmente me faz torcer o nariz, mas isto é OUTRA COISA! Mesmo!

Eu primeiro fiquei tipo: "mmmh, este é o som da sorte, de certeza que abriram com o som mais destacado para chamar a atenção, o disco não vai aguentar manter esta fasquia". Mas a medida que ia avançando fui me rendendo às evidências, abandonando o meu cepticismo e deixando-me seduzir pela pérola que este duo concebeu.

É música que nos anima, levitante, groovy, jazzy, tipo shots de energia e sem a xaxada repetitiva de loops manhosos. Este disco mostra que os manos são estudiosos de música pois parece uma encruzilhada de linhas de TGV de tantas influências diferentes que carimbam e enriquecem a sonoridade deste "Get Busy Living", sendo o jazz predominante com muitos sopros e pianos.

Passando pelo site oficial dos artistas percebo, entre outras coisas, que entretanto já lançaram um álbum novo, constato que ambos estudaram música, que foram introduzidos ao mundo da música profissional muito cedo (ambos com 6 anos de idade), que tocam pelo menos dois instrumentos cada e que fizeram parte de uma porrada de projetos musicais diferentes, o que explica a maturidade e sensibilidade na escolha dos instrumentos e vozes adequadas para cada tema,

Este projeto surge quando um deles (Dom) começou a sentir necessidade de recorrer à produção eletrónica para levar para os ensaios com a banda (Breakfast Included), pois não conseguia traduzir com palavras a música que o seu cérebro ouvia, o que frustrava a comunicação com o resto da turma. Eventualmente o Dave começou a embeiçar-se pelas "brincadeiras" demonstrativas do Dom e o resto é história.

O nome do grupo aparece quando Dave começa a gozar com Dom por causa das suas "habilidades" em memorizar pilhas de informação de dúbia relevância, mas esquecer-se permanentemente de tudo que requisitasse memória de curto prazo, por exemplo, onde tinha colocava as chaves do carro.

Pensei em citar as minhas músicas preferidas, mas sendo um disco curto (10 temas e um reprise com edição de rádio), tão diversificado e perfeccionista nos pormenores, pareceu-me mais fácil citar as que gosto menos, e aqui sublinho mesmo o gosto menos pois, podendo merecer-me um "skip", não desgosto DE TODO deles. Sem mais rodeios: Show you how e Humbug. Agora a parte interessante: se começarem justamente por esses temas, provavelmente irão pensar: "ISTO É O PIOR? XÊ TENHO DE CONSUMIR ESSE MAMBO JÁ!". Digam depois se concordam que tem aí uma mboa com um timbre que faz pensar bwé na Beth Gibbons.

É um disco extremamente agradável e suave ou, como diria um amigo, suável e agradave. Desliza nas calmas e consegue fazer a ponte entre aqueles que são mais exigentes (meu caso) com (alguns) daqueles que gostam de ritmos que associam habitualmente à discoteca, praticamente dispensando o botão "FFWD" do vosso aparelho. Extremamente viciante e a melhor descoberta de 2013 (thank you SA)!

Se não acreditam, experimentem.

01. Crunchy Joe
02. Get Busy Living
03. Show You How
04. Call me
05. Humbug
06. Brush Your Hair
07. We Come Together
08. In too Deep
09. My Rainbow
10. Big Band Wolf
11. Get Busy Living (Radio Edit)

E estes videos 8-bit são absolutamente FAN-TÁS-TI-COS!




Catem o mambo aqui

2 comentários:

Anônimo disse...

granda cassete!!
queria muito k katasses e ouvisses o novo album do stromae... formidable
https://www.youtube.com/watch?v=S_xH7noaqTA
https://www.youtube.com/watch?v=oiKj0Z_Xnjc&list=TLpmk4IkE_Fiw

nick

ikono disse...

nick so hj abrimos o video. o papaoutai tinha visto uns dias antes de aconselhares e adoreiiiiii, mas o formidable também é do caralhoooooooooooooooooo. tou a respeitar bwe esse ndengue e quando o alors on danse saiu eu lhe ignorei pq tava mto popular, a passar em todo o lado.
valeu bwe bro