domingo, 21 de fevereiro de 2010

Batida - Dance Mwangolé

Aqui está o último projecto de autoria da Rádio Fazuma. Sou muito panco desses manos desde que sintonizei num longíquo verão, o programa deles na Rádio Marginal. Primeiro fiquei meio de pé atrás com o sotaque do Toni, mas depois relaxei e deixei-me convencer pela genialidade e o humor da dupla Toni e Abel. Era só rir.
Muitos anos de militância, apoiando a música independente e dando o corpo (e a alma) na edificação de um conceito diferente e consequente, depois de muitos dissabores mas também muitas alegrias, a montanha russa de emoções típica de quem insiste na parvoíce de remar contra a corrente (num rápido), depois de lançar dois projectos que não encontravam editora, de editar (quase...está a vir aí) um mambo tipo documentário inspirado no Ngonguenhação, eis que a Fazuma nos brinda com mais uma pérola: Dance Mwangolé.
DJ Mpula passa de simples giradisquista do programa Batida na Ant3na, para produtor por excelência de uma música modernaça, fortemente condimentada com o Semba, rebita e outras músicas folclóricas angolanas, elas próprias sob grande influência dos países vizinhos, principalmente dos dois Congos. Mas não está sozinho nessa empreitada. Chamou o seu amigo e produtor de música electrónica Beat Laden (Cartell 70) que trouxe da sua experiência e entusiasmo para engordar mais aquelas basslines e os drums, dar-lhe os moogs, enfim... produzir né? O Mpula com o seu amor incondicional pela cultura africana de raiz e o Beat Laden com a sua orientação mais industrial/som sujo/pista de dança, fizeram "Bum" na proveta e o resultado tá aí. Dance Mwangolé. As palavras são essencialmente conscientes e/ou com orientação pedagógica, atribuindo ao ritmo dançante uma solenidade respeituosa para com os artistas samplados e para a cultura que se quer representar. Sacerdote, Maskarado, Dama Ivone, Bob the Rage Sense e o yours truly são os encarregados dessa missão verbal.
"Isto é que os kotas deviam abraçar"

01 Korimbas Gruvi
02 Puxa!
03 Alegria
04 Bazuka (Quem me rusgou?)
05 Cuca (Isso é o que eles querem!)
06Yumbala (Nova Dança!)
07 Makumba
08Tribalismo
09 Mestre
10 Respeito
11 Saudade
12 Despedida
13 Ncongo Jamin
14 Nufeko Disole
15 Roque Santeiro
16 Mestre (Dj Chernobyl Remix)




Catem o mambo aqui

Um comentário:

Manuel Silva disse...

Grande Álbum puxa bué!