terça-feira, 7 de julho de 2009

Amadou & Mariam - Música inspirada e inspiradora

Estes kotas são bwé, mas mesmo B-W-É! Lembro-me de ter tomado o primeiro contacto com a música deles com um videoclip onde aparecia o Vincent Cassel (Irreversible, La Haine, Eastern Promises, Ocean's twelve... the list goes on) e achar muita "piada". O som era grande groove e ver o casal de ceguinhos tão alegres e irradiando tanta energia positiva não me causou na altura mais que esse sentimento redutor e quase ofensivo à tudo o que representam estes dois ícones da música pop africana (agora re-etiquetada "World Music" dadas as misturas de estilos).

Conheceram-se no instituto de jovens cegos de Bamako, 25 anos antes de conhecerem Manu Chao que haveria de produzir o seu quarto álbum de originais, catapultando a carreira do casal de uma maneira que só atesta a incompetência dos A&R e da indústria musical que consegue deixar passar tanto tempo até se dar conta que o talento transborda de tal maneira que todos sairão felizes (os rapazes por lançarem a sua música mundialmente e as editoras porque vão lucrar a sério com as qualidades alheias). Seja como for, Dimanche à Bamako causou um impacto tal que o duo foi convidado em 2006 para compor o tema oficial dos jogos olímpicos da Alemanha, depois de também arrecadarem um prémio da BBC 3, enfim, aquele trajecto de pequenos troféus que se acumulam engordando o CV e obrigando os antigos cépticos a fazerem caretas de admiração aprovadora: "mmmhh isto afinal é mesmo bom". Até tocaram para a "innauguration" do Obama.

Deixo-vos também com o novo álbum, Welcome to Mali, que me levou a viajar de uma maneira indescritível. A mistura de sons malianos com o blues, rock, pop mundial está completamente DEVASTADORA. Comprovem logo com o tema de abertura "Sabali", produzido por Damon Albarn (Blur, Gorillaz, The Good the Bad and the Queen...) que pouco ou nada tem a ver com música africana e com a subsequente bomba "Ce n'est pas bon" já mais roots e sempre com a mão do Damon. O álbum conta ainda com as participações do inventor do Bluefunk Keziah Jones, com o músico somali K'naan, o reggaeman Tiken Jah Fakoly, Tiamane Diabaté, entre outros.

Contorço-me de raiva e mordo-me inteirinho por dentro por ter falhado ao show deles no Festival Mestiço do ano passado, sobretudo tendo eles actuado no mesmo dia que o MCK (tive de arrancar dentes do ciso a alguns 2 mil km de distância).

Dimanche à Bamako (2005)

1. M'Bifé
2. M'Bifé Balafon
3. Coulibaly
4. La Réalité
5. Sénégal Fast Food
6. Artistiya
7. La Fête au Village
8. Camions Sauvages
9. Beaux Dimanches (Dimanche à Bamako)
10. Pa Paix
11. Djanfa
12. Taxi Bamako
13. Politic Amagni
14. Gnidjougouya
15. M'Bifé Blues



Catem o mambo aqui


Welcome to Mali (2008)


1. Sabali
2. Ce N'Est Pas Bon
3. Magossa
4. Djama
5. Djuru
6. Je Te Kiffe
7. Masiteladi
8. Africa
9. Compagnon de La Vie
10. Unissons-Nous
11. Bozos
12. I Follow You [Nia Na Fin]
13. Welcome to Mali
14. Batoma
15. Sekebe



Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: