sábado, 6 de junho de 2015

Rap de rijura vindo das terras de Madiba

Hoje o meu wí Faradai me meteu a curtir dois clips de rappers sul africanos que me impressionaram muito, tanto pela qualidade dos MC's (letra e escorrega), como dos beats (instrumentais pesados e enriquecidos de elementos melódicos únicos e surpreendentes, sem que se possa fazer paralelos com aqueles pesos-pesados estadunidenses), como a qualidade dos vídeos (storyboard, movimento, cor e o elemento afro), sobretudo do Hottentot Hop que, feito com um orçamento de 1500 dólares, está pura e simplesmente fenomenal.

Depois deixei-me levar pelo youtube que tem agora uma função "se gostou disto, sugerimos também" que encadeia automaticamente os vídeos de maneira sucedânea e fui sendo sempre obrigado a dizer "uau, tanta coisa que me passa desapercebida".

Nos idos anos 90 conhecia apenas os Prophets of the City e apenas porque conseguiram furo nos programas de hip hop da MTV/BET. Depois, mais recentemente, tive contacto com Tumi através do seu projeto com os The Volume (2/3 composto por elementos dos 340ml) e com um grupo bizarro chamado Die Antwoord (The Answer) que sempre interpretei como sendo um grupo de paródia. Simplesmente outra liga.

Vou começar então pelos dois vídeos que o Faradai me passou e depois os outros que valem também a pena curtir.







Um comentário:

nickche disse...

Aprendi contigo mano: "Mantém-te firme e orgulhoso mano, tu estás do lado certo da História".