quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seu Jorge & Almaz - Seu Jorge & Almaz

Há coisa de dois anos, António Pinto tinha a responsabilidade de compor a música para um filme de Walter Salles (creio que se trata do "Linha de Passe") e, no processo, juntou dois dos elementos do fenomenal grupo Nação Zumbi, Seu Jorge e ele próprio, contrabaixista que é. Ao que parece, a energia que rolou foi tão boa que resolveram desde aí que se iam juntar para fazer mais coisas. Essas "coisas" acabaram por ser 12 temas que constituem (mais) um álbum de versões, que parece ser a moda em 2010, não sei se alguma cartomante, ou talvez um génio do marketing, previu que este ano o mercado estaria muito inclinado para reciclagens, ou se a nostalgia se instalou na franja artística situada na faixa dos 30, a verdade é que eles têm abundado.

Este junta dois dos meus preferidos dos últimos anos na MPB, mas a verdade é que este álbum me deixou com a sensação de incompletude, tipo refeição sem sobremesa ou algo desse género. A culpa? TODA do Seu Jorge, que em alguns dos temas parece mais a querer estar a ofender os originais do que propriamente a homenageá-los, cantando de uma forma horrivelmente preguiçosa, a arrastar a voz intoxicada num tom meio mistura de "hey sente só o meu timbre profundo" e "puta-que-pariu cara, tou farto de gravar tantos takes, quero ir jantar porra". Isto passa-se sobretudo nos temas em inglês, com especial incidência no tema do MJ que sinceramente não percebo como todos concordaram que deveria ser incluído no disco. Eu oiço esse tema e penso no Seu Jorge como um concorrente no Ídolos ou uma merda dessas, a ser fortemente enxovalhado tipo um pascoalito qualquer. Este tema nem a instrumentalização sempre no ponto dos Nação Zumbi conseguiu safar.

Não tão horríveis estão as restantes versões em Inglês, apesar de nenhuma me tocar especialmente, a versão do Roy Ayers está uns buracos abaixo do bom, a dos Kraftwerk bof, nem quente nem frio, ouve-se. A melhorzinha acaba por ser um dos meus temas favoritos do disco, a Girl you move me dos Cane and Abel, sublime na execução instrumental e com a felicidade de o Seu Jorge ter preferido emitir uns grunhidos discretos ao invés de resolver cantar. Melhor ainda, a versão instrumental vem incluída neste pacote com vários temas além dos que estão incluídos no CD original.

Nas versões de MPB o Seu Jorge já é um pouco mais aproximado daquilo a que ele nos habituou, ou seja, assumidamente um cantor modesto que sabe não ter a melhor voz do mundo, mas que compensa com o sentimento que debita nas suas interpretações. Versões de artistas bem distintos e diversificados, com o ponto mais alto de toda esta mistela sendo a genialidade dos 3 músicos que acompanham o Seu Jorge neste disco conseguindo fazer tudo parecer muito coerente e coeso.

Se gostam de Seu Jorge pelos trabalhos que ele vos apresentou até agora esqueçam este disco, se não gostam de Nação Zumbi esqueçam este disco, se não suportam momentos desafinados por parte do vocalista esqueçam este disco, mas se são daqueles curiosos que vêem a sua curiosidade mais espicaçada quando lhes desencorajam de fazer algo acabando por fazer exactamente o contrário, então experimentem este disco que podem ficar agradavelmente surpresos.

1. Errare Humano Est (Jorge Ben)
2. Cristina (Tim Maia)
3. Everybody Loves the Sunshine (Roy Ayers)
4. Saudosa Bahia (Noriel Vilela)
5. The Model (Kraftwerk)
6. Tempo de Amor (Vinicius de Moraes e Baden Powell)
7. Tudo Cabe Num Beijo (Altemar Dutra)
8. Pai João (Tribo Massai)
9. Girl You Move Me (Cane and Able) ** Não Tenho Certeza **
10. Rock with you (Michael Jackson)
11. Cirandar (Martinho da Vila)
12. Juízo Final (Nelson Cavaquinho)

Faixas Bónus, não incluídas no CD

13. Reprise da faixa 09, sem vocal
14. Gafieira na Avenida (Eddie)
15. Carimbó (Nação Zumbi)
16. Sonantes - Quilombo Te Espera
17. Solaris
18. Los Sebosos Postizos - 2736 Km




Catem o mambo nos comentários

4 comentários:

ikono disse...

nao sei se vai durar muito tempo. Este hospedeiro e um bocado complicado, mas nao se deixem enrolar, se não disser EXPLICITAMENTE que o link foi removido é porque o ficheiro continua disponivel. Avancem com atenção!

http://www.4shared.com/get/IKYpBF8X/Seu_Jorge_and_Almaz.html

Claudio Silva disse...

GANDA DISCO! Sinceramente, fiquei muito zangado quando não os pude ver aqui nos states porque estava em Angola. Postei já bué de músicas deles no Caipirinha Lounge, só o email que recebi da label deles! Só me deixaram postar Everybody Loves the Sunshine. Anyways, a versão deles do Rock with You causa arrepios.

ikono disse...

ehehehe epah brother eu curti bwe os instrumentais, curti bwe as versoes dos sons brazukas, mas a versao do Rock with you causa sim arrepios, mas arrepios de estupefacção, de irritação, daqueles q um gajo tem quando alg começa a riscar um prato com o garfo, tas a ver? Para mim é o pior som do album, mas hey, aí está a beleza da música: a mesma q eu abominei tu pareces ter adorado, extremos opostos e quem ganha é a cultura :)
O mail q a label te mandou era ameaçador? ameaçavam fechar o site? Há certas coisas q um gajo n entende bem, se os sons tavam lá só para OUVIR (ou era para baixar?), não sairia a editora a ganhar com a exposição da música a pessoas que nunca ouviram falar do projecto e poderão ser potenciais compradoras. Enfim, eles la sabem
kel abraço

ka disse...

obrigado pelas músicas, mesmo se cheguei tarde demais