quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RJD2 - The Colossus

RJD2 é um produtor de Hip Hop que começou a sua carreira em Colombus, Ohio como DJ de um grande grupo do vastíssimo movimento underground da década de 90, os Mhz, do qual faziam parte os MC's Copywrite, Camu Tao e Jakki the Motamouth, todos eles debandando e tornando-se artistas solo que continuam a ser, excepto o Camu Tao que agora é artista no céu (ou no inferno dependendo do rácio pecados/boas acções que tiver realizado enquanto por estas terras de ninguém deambulou), mas que enquanto viveu deixou alguns registos, dois deles bastante interessantes e valorosos com dois outros amigos, o Cage e o Tame One (Artifacts).

RJD2 depois passou pela editora do Bobbito aka DJ Cucumber Slice, até que esta fechasse, passando para a Def Jux onde lançou os seus dois primeiros discos, o Deadringer e o Since we last spoke, dois álbuns onde predomina a vertente instrumental, apesar da ocasional participação dos seus amigos de Colombus. Ambos tiveram grande repercussão, mas no terceiro álbum o mano decide reinventar-se e começa também a cantarolar na maior parte dos temas e a tocar mais instrumentos ao invés de se dedicar exclusivamente ao sampling. O disco, The Third Hand, não era mau por assim dizer, mas tipo o amigo pobre e ofuscado dos dois primeiros, apagadinho, sem brilho.

Julgando por este quarto de originais, agora na sua própria editora, o Third Hand foi uma middle passage na busca de uma sonoridade cada vez mais sua, já que este Colossus está, nessa mesma onda, muiiiiiito mais refinado, conquistando facilmente o seu lugar ao sol e tornando-se discutivelmente no seu melhor álbum de sempre.

R. J. são as suas iniciais e já sabem que nos states o pessoal é muito rápido a abreviar os nomes dos kambas. Daí a RJD2 foi um instantinho de associação lógica, para um dos amigos fã do Star Wars, onde o robot kambuta, amigo do Chewbacca se chama justamente isso, RJD2.

Este álbum aconselha-se veementemente, pois até as cantorias algo exageradas no Third Hand, aqui mantêm-se sóbrias e discretas nunca chegando a incomodar. O melhor balanço do mambo para mim é sem sombra para dúvida o Shining Path com o agora cantorino Phonte Coleman. Catem o mambo enquanto o link bumba.

1. Let There Be Horns
2. Games You Can Win
3. Giant Squid
4. Salud 2
5. The Glow
6. A Spaceship For Now
7. The Shining Path
8. Crumbs Off The Table
9. A Son’s Cycle
10. Tin Flower
11. Small Plans
12. Gypsy Caravan
13. The Stranger
14. Walk With Me



Catem o mambo nos comentários

6 comentários:

ikono disse...

o link ainda funcional para este mambo:

http://rapidshare.com/#!download|629|337393193|RJD2_-_The_Colossus.rar|104603

Unknown disse...

fala bem mano! sou amante da musica!
e sigo o seu blog a anos!!

mais o que me surprende `e que a um grupo que se chama: OUTLANDISH muito forte!!! mais este grupo nao consta no teu blog ou num outro blog!! publica eles porque `e musica pra alma!!

Jorge Sithoe disse...

Na Boa Mano, ja ha muito que Eu sigo o seu blog, por ai 2007. bom vou confessar que de certa forma o seu blog me incetivou que Eu criasse o meu, desta forma queria pedir uma parceria com o seu blog, parece que compartilahmos alguns gostos na musica e acho que poderia ser bom para Nos dois. alem do mais seria um intercambio culturalm porque voce sendo de Angola e Eu de Mocambique de certeza que iriamos trocar informacoes no que concerne as culturas dos dois Paise para alem de difundi-las para alem fronteiras.

Sou um Individuo que Curto o hiphop desde a decada 90 e ate hoje sou fiel ao Bom e Classico hiphop, porem devido a evolucao do Soul Music tambem passei a ser um amante do bom NEO-Soul!

E que Tal aceita?

Meu Blog Link e: http://jorgesithoe.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ikono será k podes encontrar uma compilação moçambicana Atençao desminagem da Kandonga Produções. Agradecia.Gramo do teu blog e admiro te como mc.
Paz
Mufana Boy

ikono disse...

Filipe, eu nao gosto do som dos Outlandish, mas aqui te deixo o link para alguns dos albuns deles:

http://finesoul.blogspot.com/2008/03/outlandish-closer-than-veins-2007.html

http://desihiphop4life.blogspot.com/2009/07/outlandish-bread-barrels-of-water.html

http://howazakaria.blogspot.com/2009/05/outlandish-sound-of-rebel-2009.html

Jorge, nas calmas. Parceria fica como? Eu meto o teu blog como um blog de amigo e tu metes o meu? Bem, eu n sou mto de troca de serviços, gosto mais de coisas unilaterais, mas vou meter o teu blog aqui e vou seguindo os teus posts, se me identificar com a cena deixo ai o link, senao tiro pq deixará de fazer sentido ne? :). Valeu pela força brother.

Mufana eu nunca ouvi falar dessa colectânea, mas se calhar o brother Jorge Sithoe pode nos ajudar nesse sentido né? Senão vou perguntar ao Djo a próxima vez q falar com ele.

Abraços a todos

ikono disse...

mufana saca ai o Atenção Desminagem do blog do Jorge. Ele postou ontem:

http://jorgesithoe.blogspot.com/

Parceria em movimento ehhe.