segunda-feira, 23 de junho de 2008

Nitin Sawhney - Londrino do Punjab

Porra boas recordações!!! Esse maluco aí foi o meu bom mano Peter Perfeito que mo "apresentou" quando trocávamos som na Inglaterra. Emprestou-me os dois álbuns que agora partilho com vossemessês. Inglês descendente de indianos, espiritualista e engajado, os álbuns dele tendo invariavelmente uma pitadinha de crítica social e política, de uma musicalidade e delicadeza extraordinárias, os discos que faz transbordando sistematicamente de alma e sentimento. É um nome incontornável da música moderna para quem quer explorar fusões de sonoridades que poderíamos antes crer incompatíveis, um artesão musical numa liga só dele, um autêntico banho de originalidade ALTAMENTE RECOMENDÁVEL!!!

Nitin Sawhney - Beyond Skin

Álbum centrado à volta do tema das armas nucleares e dos testes nucleares que se realizam na Índia. Atenção à inesperada participação da Nina Miranda (Smoke City) no som Homelands, é absolutamente fantástico. Tenho muitos sons "favoritos" neste disco para eleger um só como o predilecto, deixo esse exercício para vocês.

1. Broken Skin
2. Letting Go
3. Homelands
4. Pilgrim
5. Tides
6. Nadia
7. Immigrant
8. Serpents
9. Anthem Without Nation
10. Nostalgia
11. Conference
12. Beyond Skin



Catem o mambo aqui

Nitin Sawhney - Prophesy

Mais um delírio musical do mestre-artesão Nitin. Aqui ele teve acesso a um budget mais boludo e foi buscar participações absurdas em 17 países diferentes: sitar indiano, canto coral sul africano, sabedoria de taxista de Chicago e... palavras de Nelson Mandela himself. O mano viajou para 17 países diferentes e cagou mais uma obra prima e isso é obra (ou foda como diria um bom mano brazuka). Mais uma vez, para além de toda a virtuosidade musical, o álbum é inconfundivelmente temático e centra-se no questionamento sobre a direcção que o mundo tomou no que se escolhe denominar desenvolvimento. São obviamente as suas visões pessoais, mesmo que veículadas por personagens como o "Street Guru", mas partilhadas por um bom mundo, que prefere no entanto aproveitar-se desse "desenvolvimento" para boicotá-lo, vestindo a pele de artistas, mas que raramente estão dispostos a abdicar dele para dar o exemplo. O álbum é sem palavras. SAKEM JÁAAAA!

1. Sunset
2. Nothing
3. Acquired Dreams
4. Nothing More
5. Moonrise
6. Street Guru (Part One)
7. The Preacher
8. Breathing Light
9. Developed
10. Footsteps
11. Walk Away
12. Cold And Intimate
13. Street Guru (Part Two)
14. Ripping Out Tears
15. Prophesy



Catem o mambo aqui