terça-feira, 3 de março de 2015

THEESatisfaction : EarthEE




Amor, respeito e equidade:

Energia renovável e quiça fórmula mais importante nas relações interpessoais humanas do que um simples movimento social... È nesta sequência que as THEEsatisfaction acabam viajando no prisma deste mundo aparte.

Oriundas de Seattle, o duo manifestado por Catherine Harris-White(compõe, canta e ocasionalmente produz) e Stasia Irons(rima e produz), retorna após 3 anos de hiatus criativo desde a sua estreia e por sinal bem recebida do álbum awe naturalE.

Mesclando um afrocentrismo feminista e corpóreo num Neo Soul Psicadélico, Hip Hop propulsivo, Funk emborrachado aliado a uma dualidade acústico-electrónica exteriorizada em conceitos e temas como a determinação e força de vontade, oposição a influência destrutiva da mídia, compaixão universal e a weed.

Tudo no foco de um quadro de conflitos político pessoais e a energia feminina de duas mulheres em busca da sua artisticidade.

Catherine Harris-White & Stasia Irons
Catherine Harris-White & Stasia Irons

O segundo neste caso EarthEE, mais uma vez evoca a mesma natureza com simples refrões, a triparia atmosférica e familiar em batidas no mesmo fluxo com versos conscientes, recriando o ontem da música africana num rosto presente aonde a lenta meditação enaltece a imaginação negra.





Prophetic Perfection
(a primeira track) é a clara indução ou convite para descermos aos níveis inferiores da tracklist que este álbum reserva-nos pelo canto de Harris:
''Said the bird to the water: May I take a sip? May I dip my toes in it?''

Ou pelas rimas de Irons sobre um synthy funk groove desmistificando a natureza do projecto nas calmas no tema GMO:
"The gods were watching our eyes, keep this shit on the low, so clandestine,"

Combinados por temáticas mais chilladas aonde os manos completamente relaxados deixam-se levar em transportes intergaláticos, o universo Kemético descrevido em rimas poético-políticas na liberdade sem restrições, participações do seus contemporâneos colegas de profissão do grupo Shabazz Palaces liderados por Ishmael Butler, ex Digable Planet outrora conhecido por ''Butterfly'', remanescente da era dourada do Hip Hop noventista, a inconfundível Meshell Ndegeocello, Porter Ray, Taylor Brown e Erik Broods.





No geral se ruminarmos duas ou três vezes neste disco, evoca interpretações mistas, o quadro de um movimento eremita na qual a visualização progressiva defende os pilares da africanidade americana.
O engajamento comunitário apesar da sua dimensão criativa ambígua porém intrigante de ver o seu percurso nestas mulheres.

Influênciadas claramente pelos predecessores da música afro-americana como Sun-Ra, Jonh Coltrane, Marian Anderson desde o movimento a mística dos drums sequenciados, os sintetizadores esparsos criando o trance na viagem entre o tempo e espaço, a palavra, rima e o canto.

Neste aspecto a Sub Pop, label em Seattle na qual deu santuário a artistas desta índole peculiar mostra claramente em dar uma oportunidade a seres que ressoem suas escolhas artísticas em polos opostos e fora da zona de conforto do historial da mesma pois é como as THEEsatisfaction dizem:
''A mudança é inevitável e necessária, pois ela é o percurso para a transcendência.''


Link do álbum:
http://hitfile.net/download/free/0jgO


5 comentários:

nickche disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nickche disse...

bom mambo.

abaixo o link de um musico k marcou uma decada!! kells



https://www.youtube.com/watch?v=QjUqjxSTv3A&t=140


nickche disse...

bom mambo.

abaixo o link de um musico k marcou uma decada!! kells



https://www.youtube.com/watch?v=QjUqjxSTv3A&t=140


ikono disse...

xê! Mas é o kells... voltou bem mau, com um bigode suspeito mas com as lyrics e a atitude. Vai ser difícil esquecer aquela mijada though!

nickche disse...

aahahahahaaha "real talk" aquele bigode do zorro!!! lol