quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ibeyi - As gémeas maravilha

Esta dupla de irmãs gatas foi-me apresentada pela minha mulher que não poucas vezes me dá a conhecer coisas interessantes e, às vezes, até consegue me pôr a gostar de artistas de quem já tinha desistido na adolescência (props para o último álbum da Beyoncé).

Esta aqui teve força suficiente para merecer uma partilha imediata.

As miúdas, Lisa (piano) e Naomi (Cajón e Batá) são filhas de um renomado percursionista cubano, Anga Díaz, que tocou em grupos como os Buena Vista Social Club (mas muito mais do que isso, vejam o link) e que morreu precocemente aos 45 anos de um enfarte. Têm nacionalidade francesa mas assinaram para um editora americana, cantam em inglês e em yoruba, língua levada por escravos nigerianos para Cuba ainda nos idos 1700 e de onde tiram o seu nome, Ibeyi, que significa "gémeas".

A música River sem dúvida alguma é o standout track e um excelente cartão de visita para as irmãs de 19 (20 já?) anos, mas o seu minimalismo assentando no piano+percursão pode tornar-se algo monótono e aborrecido.

Lembram-me um pouco uma versão mais acústica dos MIG (também franceses e já partilhado neste blog em 2008 - os últimos álbuns neste post) e têm referências muito rijas tipo Jay Electronica.

Segundo o site oficial, o álbum sai este mês

Dá para dizer: valeu meu amor, obrigado por trazeres estas irmãs para o meu repertório.






4 comentários:

Almodvar Baldaia disse...

Cena cool
Senti o Ryuichi Sakamoto-música bibo no Aozora-no fundo, na verdade o som do piano é dele...mas dá para ver as miúdas têm talento...Valeu mano

ikono disse...

yá... não sei porquê que o RIVER que é o single delas não ficou aí... tenho a certeza de ter colado o link... estranho.

quanto ao piano do Ryuichi, foi samplado pelo Jay Electronica na música que elas estão a "cover" e que também vale a pena ouvir:

https://www.youtube.com/watch?v=DbGk8xCxxoE

Almodvar Baldaia disse...

Valeu Mano, e já saquei o álbum hehe....
curti o Jay Electronica também!

Rolim Source. disse...

Esta linhagem musical eleva, a criatividade do ouvinte:-).. Ikono, ta limpo...:-)