terça-feira, 24 de julho de 2012

VA - Rio Loco 2012 - Lusofonia

O festival Rio Loco teve este ano o tema "Lusofonia", dedicado à memória da Diva-dos-pés-descalços, Cesária Évora. Tive o privilégio de lá estar com o coletivo Batida, do qual faço parte. Aconteceu apenas alguns dias após um episódio complicado na minha vida e foi uma autêntica lavagem de alma.
Foi também fixe porque eles levam a coisa muito a sério e têm prazer de a fazer bem feita, mais do que para preencher calendário. Vinte minutos depois de sairmos do palco, tínhamos um DVD da atuação pronto, tínhamos até direito a um quiroprático, sem falar no cenário idílico à beira-rio e do manjar soberbo no recinto do festival.

Mas não foi para falar do festival que decidi fazer este post. Fi-lo porque, para se promover o festival na cidade de Toulouse, fizeram uma compilação com alguns dos cabeças-de-cartaz que iam estar presentes e ficou tão sumarento que achei que devia partilhá-lo aqui com quem queira viajar um pouco pelos ritmos africanos, brasileiros e portugueses que convergiram para este evento, reviver alguns momentos e descobrir talentos que anda a adiar para mais tarde, depois daquele álbum estrangeiro que tem sempre lugar preponderante na fila de espera. Eu próprio adiei durante muito tempo o empréstimo devido aos meus ouvidos de António Zambujo e acho que agora vou tentar me retratar, pois foi sem dúvida uma das mais agradáveis surpresas para mim. A compilação tem mais momentos altos que baixos, sendo para mim dignos de nota os incontornáveis Ferro Gaita, o grupo do kota Zé Manel chamado Super Mama Djombo, a deliciosa Nancy Vieira, o nosso Conjunto Angola 70. Na verdade, acho que só há uma música que eu salto e, ironicamente, é o único rap que aqui está, do Zé Brown. Tirando isso, é um disco muito agradável e que pode facilmente se deixar de música de fundo em loop.


01.Cesária Évora - Ligereza
02.Batida - Tirei o Chapéu
03.Nancy Vieira - Ninguém é di Ninguém
04.Paulo Flores - Caboledo
05.Madredeus - A Estrada da Montanha
06.Ferro Gaita - Ferro Gaita
07.Super Mama Djombo - Guiné-Cabral
08.Lenine - Tudo Que Me Falta, Nada Que Me Sobra
09.Custódio Castelo - Tempus
10.Conjunto Angola 70 - Farra na Madrugada
11.Zé Brown - Perito em Rima
12.Morelenbaum, De Holanda, Suzano - Canto de Ossanha (Live)
13.António Zambujo - Flagrante
14.Bambas Dois (BiD) - World Cry (Al Faya Mix) feat. Jesse Royal e Karina Buhr



Catem o mambo aqui

Nenhum comentário: