quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Supremo G - Live on Stage Mixtape

O miúdo que também se apresenta como "O teu boy Jimmy" irrompeu em grande e sem pré-aviso com a participação no som "Música A+" do álbum do Fidbek em 2003. Esse som levantou ondas e o nome ficou-me gravado na cabeça. Já não me lembro bem em que situação fomos apresentados, mas a gente foi se conhecendo, conversando no msn e esses mambos e estreitando laços.
A verdade é que sempre que o mano lança uma dika, o mambo tem ovo e vem a escaldar. Não me identifico com tudo e ainda bem, mas ele tem aquele brilho especial que procuro em todos os artistas. Esse brilho não é facilmente descritível porque não é linear, não se atomiza numa só variável, mas é a congregação de algumas delas, nem sempre as mesmas e combinadas da mesma maneira. Ainda assim acho que uma das variáveis mais importantes e indispensáveis em qualquer das combinações é o sentimento, a honestidade reflectida na arte que fazemos. O Jimmy tem esse brilho. E, falando com o próprio Jimmy, dei conta que não sou o único a achar que essa honestidade transpira e é palpável no lado do ouvinte. Conheço alguns artistas que não são propriamente os mais eruditos mas que me seduzem/hipnotizam com essa sinceridade e outros que falam de assuntos que levo mais a peito, com inclinações similares as minhas, mas onde a falta desse elemento crucial faz com que não os consiga apreciar por aí além. No fim do dia, só os honestos me dão vontade de voltar a rebobinar o som do princípio :).
Eu gosto muito mais do Jimmy quando ele "chora no micro", os sons dele mais íntimos e profundos conseguem as vezes ser arrepiantes (ouvir o Mãe e o Dissipando Mal-Entendidos), ele funde-se no instru e torna-se parte dele criando aquela harmonia que ressona nos nossos corações e nos transporta numa viagem sonora, como se pudéssemos sair do nosso espaço físico e andar lado a lado com o artista enquanto ele se dirige a nós.
Com os anos, ele tem vindo a criar o conceito de Illegal Promo, que é uma maneira de girar a música de maneira alternativa (e nem sempre legalmente), mas que cresceu e desenvolveu-se para um colectivo de pessoas na mesma frequência de ideias que já produziu um dos elementos que será sem dúvida um dos talentos a dar cartas no futuro do hip hop lusitano: o Deau, mano com postura, presença, desenvoltura e apetência voraz pelo micro, parte a loiça toda tipo não é nada com ele. Infelizmente, a maior parte dos MC's da parada ficam à léguas de distância, nenhum deles sendo mau, mas ficando-se pelo mediano, ofuscados pelos dois cabeças de proa, Supremo e Deau.
As últimas mixtapes têm tido esse conceito de colectivo, quase como que um formato para concerto, onde cada um tem a sua chance de brilhar e esta não escapa à regra. Saquem a dika e confiram. Os DJ's rebentaram a dika, os gajos riscam a sério, respeito é dado onde respeito é devido e esses dois DJ's têm a ginga com o fader.
Depois saquem também as "Lost Tracks" que tem alguns sons mais antigos do mano, com algumas pérolas imperdíveis (as minhas preferências vão para "Queres ser um MC" e "Poeta Sonhador").
E agora vai mazé estudar.

01. Intro - Dj Sir & Deeflow
02. Hardcô - Supremo G & DK
03. Let the music play - Supremo G & Rusty
04. Estilo livre - Eric P
05. Amor com amor se paga - DK & Supremo G
06. Mãe - Supremo G
07. Gameover - Discreto & Jêpê c Supremo G
08. Back to back - Dj Sir & Deeflow (interlúdio)
09. De volta - Supremo G & Damani Van Dunem
10. Dissipando mal-entendidos - Supremo G
11. Revolu-som - Contrabando 88 (bonus track)

Live on Stage

Lost Tracks


2 comentários:

Filipe disse...

Em relação á avaliação que fizes-te á pessoa do supremo.g não posso opinar pois não o conheço mas em relação ao seu rap o que tenho a dizer é que concordo a 100% com o que foi dito, mas tenho que discordar totalmente quando foi dito que os outros mc´s que participaram na live on stage estavam a léguas do supremo e do deau, ou das duas uma, ou não simpatizas e tens algo pessoal contra os restantes mcs ou entao não percebes nada de musica...Passo a explicar: por mais que um raper como o deau seja brilhante que no meu ponto de vista o é, nunca podes comparar o deau com um raper como o damani , não que o damani seja melhor mas tem um curriculo e um trabalho muito mais extenso do que o deau que só tem 3 ou quatro musicas, não se pode por ninguem na poltrona e intitula-lo de rei quando o trabalho mostrado é pouco ou quase nenhum, não se constroi uma canoa com dois paus, mas atençao nao tou a dizer que o deau nao é grande mc e que não vai consolidar mais essa tese com trabalhos posteriores, mas a questão fulcral é que não se pode comparar um artista que quase nem tem trabalho mostrado com outro que já lançou albun e que já entrou em dezenas de participações em albuns de outros artistas, este é o primeiro ponto. segundo ponto: tu não deves ter ouvido a mesma live on stage que eu de certeza, ou entao nao deves conhecer o trabalho de alguns artistas que participaram na mesma, porque se tivesses ouvido de certeza que a tua opiniao seria diferente, ninguem mas ninguem pode por em causa por exemplo o talento do d.k ou dos contrabando88, da nova escola sao das maiores referencias actuais, contrabando88 é um colectivo brilhante tenhem a capacidade de abordar temas pouco usuais, um grupo unido, bem estruturado, capacidade rimática pouco usual, ideologias valores e principios muito bem vincados, rap puro, são o icone da verdadeira musica de intrevençao, mas o que mais os destingue dos restantes colectivos é que tenhem a capacidade de todos os elementos serem distintos uns dos outros tanto na forma de repar como na forma de abordar os temas o que não se passa com mais nenhum colectivo na tuga para além dos grandes dealema, em relaçao ao d.k é um raper consciente, rap forte, aplica o coração nas letras,a sua musica transpira humildade coisa que poucos rapers hoje em dia possuem, para além de escrever bem ter boa métrica de escrita e bom flow, sao estas qualidades que fazem um bom mc e nao uma letra de merda com um grande flow ou com um beat para abanar a peida...Para finalizar: Pelas minhas palavras pode parecer que sou amigo ou até colega dos mcs que acabei de elogiar mas a verdade é que nem sequer os conheço, apenas conheço o trabalho deles o que faz com que eu seja completamente imparcial ao contrario de ti que admitiste conhecer o supremo.g, apesar de eu achar e volto a repetir que concordo a 100% contigo no que dizes-te em relação ao supremo.g...
Só não podia deixar que cometesses uma injustiça tremenda e escandalosa ao afirmares que os outros mcs estavam a léguas de distancia do supremo.g coisa que nem de longe nem de perto condiz minimamente com a realidade, bro um concelho ouve mais musica pensa mais com a cabeça do que com o coração, sobrepõe a razao aos sentimentos, e a razão neste ponto por mais que nao te agrade está do meu lado, mas respeito a tua opinião só não gosto de ver ignorancia nas pessoas !
Fica bem
com os melhores cumprimentos

ikono disse...

bla bla bla...
vens no meu kubico me chamar de ignorante?
se respeitas a minha opinião então faz só isso, respeita-a, porque os gostos não se discutem, lamentam-se!
Sinto muito por ti e pela tua noção de justiça se eu acho os outros mc's medíocres. Nenhum deles é mau (e realmente os contrabando88 foram os únicos para mim que conseguiram sair da monotonia do bravado monocórdico dos outros e fazer um som engraçado), mas nenhum deles me convenceu. Não partas de pressupostos pq para além do Supremo G eu não conheço nenhum dos outros e não tenho razão absolutamente nenhuma para antipatizar com eles, antes pelo contrário, deduzo que se são amigos do meu amigo deverão ter algumas qualidades dignas de consideração... infelizmente não são (NA MINHA OPINIAO) musicais.
Um bom dia para ti