domingo, 4 de maio de 2008

Uma miscelânia para vos ir entretendo

Uma mistura de bom som que tenho encontrado por aí. Aproveito os links dos outros porque não tenho tido muito tempo para fazer uploads ultimamente e porque não existe razão nenhuma de haver vários links com a mesma coisa, assim recicla-se e aproveita-se bem o que já está feito.

Peter Gabriel - So

É um clássico da minha meninice (1986), a minha mãe costumava tocar bwé este disco lá em casa e eu peguei gosto por ele. Era com o Stevie Wonder, Matt Bianco e Level 42 um dos muitos discos da minha mãe que eu, um ratito de 8 anos, ia meter a tocar de livre e espontânea vontade. Provavelmente não será um disco para se ouvir pela primeira vez em 2008, mas é sem dúvida um álbum que me marcou. Existe uma versão recente muito forte do som Don't Give Up, feita por um artista Soul alemão chamado Xavier Naidoo. O Peter costuma bazar bwé a países africanos, é um dread do Youssou N'dour e do Johnny Clegg.

1. Red Rain
2. Sledgehammer
3. Don't Give Up
4. That Voice Again
5. Mercy Street
6. Big Time
7. We Do What We're Told (Milgram's 37)
8. This Is The Picture (Excellent Birds)
9. In Your Eyes

Catem o mambo aqui
Password: jajaah.blogspot.com

Mory Kanté - Akwaka Beach

Já que estamos a falar de clássicos, eu tinha de meter isto aqui quanto mais não fosse pelo som mítico de abertura. TODO angolano que cresceu nos anos 80 vai se partir com o Yeke Yeke que lhe valeu o título (já que o CV é tão importante para influenciar e encorajar à descoberta) de primeiro cantor africano a vender um milhão de singles. Mory vem de uma família de griotes africanos que teve o seu apogeu sob o reinado de Soundiata Keita no século XIII. Os griotes eram livros de História andantes, individuos cuja profissão era conhecer e transmitir a sabedoria e a História africanas pela via oral e ainda hoje são altamente respeitados na África Ocidental (mais que os nossos Sobas). O clip segue em baixo, mas deixa um coxe a desejar e mata grande parte da mística da música.


1. Yeke Yeke
2. Deni
3. Inch Allah
4. Tama
5. Africa 2000
6. Dia
7. Nanfoulen
8. Akwaba Beach


Catem o mambo aqui


Anoushka Shankar - Rise

Essa dama eu sakei dum blog. Nunca tinha ouvido falar, mas ela é nada mais nada menos do que a filha de um ilustre tocador de sitar indiano, o Ravi Shankar e se ela vos parecer familiar não duvidem dos vossos instintos, é isso mesmo, por mais improvável que possa parecer é irmã da... vou deixar-vos descobrir, mas garanto-vos que pelas semelhanças não vos irá surpreender muito. Esta segue muito bem as pegadas do pai, este álbum é muito bonito e perfeito para deixar a tocar de fundo como o era o da Buika, apesar de serem estilos completamente diferentes, é simplesmente... pacificador.

1.Prayer in Passing
2.Red Sun
3.Mahadeva
4.Naked
5.Solea
6.Beloved
7.Sinister Grains
8.Voice of the Moon
9.Ancient Love


Catem o mambo aqui
Password: jajaah.blogspot.com

Paula Morelembaum - Berimbaum

Eu sei que estás prises e reprises e rereprises dos clássicos da bossa nova já metem asco, mas eu gostei deste disco, está bwé experimental com um toque todo modernaço, tem ecos e tudo eh eh. Experimentem dar uma checkada, o pior que pode acontecer é não gostarem. Em baixo segue um apanhado de 4 dos sons em forma de pseudo-clip de promoção do disco ali com o também já gasto de tanto ser fotografado e filmado corcovado.

1. Tomara
2. Consolação
3. Berimbau
4. Canto de Ossanha
5. Insensatez
6. Medo de Amar
7. Brigas Nunca Mais
8. Você e Eu
9. Seule
10. Desalento
11. Primavera
12. O Nosso Amor

Catem o mambo aqui


Elza Soares - Do Cóccix até o Pescoço

Dama muito dread do Brasa. Ouvi uma vez no programa Música Sem Espinhas na RDP África o som A Carne e avariei, sobretudo quando soube que era uma mais velha de 65 anos a fazer um som tão actual e não soando de todo forçado. Este disco é 5 estrelas, mas a kota acaba sendo um coxe rídicula com a superficialidade plástica que pavoneia, querendo retardar o processo natural de envelhecimento, está tão esticada que se rir a perna levanta, MAS MANDA UMA PUTA DE UMA VOZ!!!!!!!!

01.Dura Na Queda
02.Hoje E Dia De Festa
03.Haiti
04.Dor De Cotovelo
05.Bambino
06.A Carne
07.Eu Vou Ficar Aqui
08.Etnocopop
09.Fadas
10.Flores Horizontals
11.A Cigarra
12.Quebra La Que Eu Quebro Ca
13.Todo Dia
14.Facamos (Vamos Amar)


Catem o mambo aqui

4 comentários:

Meki Rodrigues disse...

password para o album do peter gabriel e "da dama indiana":
jajaah.blogspot.com

xpero ter ajudado

ikono disse...

Obrigado ndengue... vou meter essa dika na pagina principal...obrigado pelo empurrao eheh.

Meki Rodrigues disse...

é um prazer kotaklasta
na boa

Miguel RMS disse...

Mano, Elza Soares é gênio da raça, voz única, esse disco resgatou a carreira dela. Se puder assiste o filme Garrincha pra saber mais da vida dela ao lado do segundo maior jogador de futebol do Brasil. Paz e respeito!