terça-feira, 8 de junho de 2010

Ainda Invincible

Para ilustrar o que dizia no post anterior acerca do activismo politico desta rapper de Detroit, descobri que o tema que vos falei afinal tinha um video (meio amadoreco, mas bate na mesma, funciona e ilustra a mensagem) e recentemente participou numa manifestacao contra Israel em S. Francisco, onde recitou a letra de um novo tema pro-palestina que alguem materializou em video tambem. Por isso vos providencio aqui os dois. A miuda e forte!



Invincible - Ropes (video)

Foi o mano Jimmy que me fez apreciar com mais atencao esta rapariga mostrando-me dois clips que me conquistaram imediatamente. O nguimbola ja tinha postado o album dela quando saiu em 2008 (peguem aqui). Este video que meto aqui foi banido da MTV, como a propria explica, porque abordava um assunto tabu que e o suicidio. Escolhi meter o video com a explicacao dela para contextualizar o tema, sobretudo para aqueles que terao mais dificuldade em seguir a linha de raciocinio nas rimas.
A Invincible vem de familia judia mas dada a sua posicao pro-palestiniana, foi renegada pelos parentes chegados que nunca sairam de Israel. Ela aborda a causa palestiniana no tema People not Places. Para quem aprecia musica interventiva em geral, Invincible e uma lufada de ar fresco, com as suas rimas inteligentes e corrosivas. Curtam o clip.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Phay Grand - O que e isso?

Mesma desculpa do post anterior, vou remeter-vos ao download no blog do Nguimbola, desse EP que ele decidiu chamar single. O Phay Grand continua super original, super na vibe dele, que e muito particular e portanto so aconselhavel a quem curtiu pelo menos metade do "Pao Burro". Rimas naquela mistura especial de humor idiota com acutilancia na mensagem social que tao bem foram utilizadas pelo MCK no seu primeiro album. Sobretudo, o brother continua o proprio safodista!!! Bem hajam os corajosos Phay Grand desta vida.


01 - Nem todo under é under (Intro)
02 - Fiquem calmos
03 - Nunca prova
04 - Valeu a pena (skit)
05 - Olha bem
06 - É ilusão
07 - Underground (skit)

Catem o mambo aqui no blog do nguimbola

Damian Marley and Nas - Distant Relatives

Nao vou me esticar em palavreados pois

A: Nao estou no meu PC, nem na minha casa, nem no meu pais
B: O teclado e ingles por isso os acentos estao ausentes
C: O tempo e escasso

So dizer que esse album comecou por me chamar a atencao quando um amigo me enviou um link no youtube para um dos temas, pois este continha um sample de uma musica angolana que o Conductor ja tinha usado para a musica do MCK "Politikas de Dominio" em 2002. A musica em questao e Undengue Uami do David Ze e esta muito bem samplada aqui tambem. Escutando o album acabei por descobrir um segundo sample angolano (descubram qual) e ficou claro qual teria sido a fonte: ver o post aqui
O album ta altamente e aconselha-se vivamente, apesar de eu nao engolir muito aquela converseta do "UMA PARTE dos lucros do album vao para uma escola no Congo". Mas aqui os genios do marketing jogam com a nossa sensibilidade e com o facto de nao podermos categoricamente afirmar o contrario. Ha que confiar.
Saquem o mambo e julguem voces proprios, mas facam-no rapido que esses links nao tem durado muito tempo.

01. As We Enter
02. Tribal War (Feat. K'naan)
03. Strong Will Continue
04. Leaders (Feat. Stephen Marley)
05. Friends
06. Count Your Blessings
07. Disapear
08. The Promised Land (Feat. Dennis Brown)
09. In His Own Words (Feat. Stephen Marley)
10. Nah Mean
11. Patience
12. My Generation (Feat. Joss Stone, Lil Wayne)
13. Africa Must Wake Up (Feat. K'naan)



Catem o mambo com o link no comentario