sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fintas Brazukas Sem o Pelé (1ª Edição)

Programa dedicado à música brasileira deixando (um pouco) de parte o cliché e o óbvio, explorando caminhos menos trilhados e não automaticamente associados à MPB.

A música brasileira é tão rica que torna-se por si só um mundo à parte, amiúde agradavelmente surpreendente.

Boa audição


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O meu segundo podcast: Hip Hop Angolano Digno de Referência e Divulgação

Amontoei aí uns quantos mp3 que considero dignos da minha playlist e de divulgação mais ampla no seio da sociedade angolana, mas que pela natureza crítica e/ou incómoda do seu discurso e sonoridade, acaba por ficar relegada a um nicho de "escavadores" de arte subversiva.

Aqui está a minha primeira compilação de temas relevantes do Hip Hop angolano.

 Como não cultivei em mim hábitos narcisistas, sentir-me-ia incomodado em incluir nesta playlist as minhas próprias músicas ou aquelas dos grupos aos quais pertenci, sem desprimor pelo que fizemos que considero ter o seu lugar ao sol e a sua importância na história do hip hop angolano.

Boa audição.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Imbondeiro: Raízes na Terra, Raízes P'ró Céu (1ª Edição)

Escolhi este nome porque o achei adequado às sonoridades africanas que mais aprecio, ancorando-se de forma respeitosa e orgulhosa na ancestralidade (raízes) mas explorando a riqueza rítmica da modernidade, de olhos no futuro (céu).

O Imbondeiro (Baobab na África Ocidental) é uma árvore sagrada, imponente, carregada de simbologia que enriquece o imaginário e o misticismo dos contos africanos, reduzindo-nos à uma insignificância existencial quando diante dele nos colocamos.

Tento escolher música sem forçar o tradicionalismo, música que me toca em alguns dos meus vários pontos de sensibilidade/emoções quando a oiço.

Sem mais agendas e sem forçar minimamente uma manutenção de aparências que se prendem a clichés e preconceitos antigos sobre o africano e a sua arte.

Mais uma vez, é o MEU gosto, não quer dizer que vocês concordem com esta algaraviada que andei para aqui a desbaratinar.

Boa audição


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Hip Hop Prá Coçar a Uva (1ª Edição)

Mais uma mistura de Hip Hop sem preocupação com as novidades mais quentes ou os últimos hits, passeando-se do passado para o presente sem grandes critérios a não ser o meu gosto pessoal.

Esta é uma mix mais "relaxada" do que a anterior que se focava exclusivamente no hip hop hardcore.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mix de Hip Hop Hardcore Para Maiores de 30 (Programa 01)

Mix que bumbei com alguns sonoros que tenho no PC e que me fazem abanar o pescoço e sacudir os neurónios até hoje, independentemente do ano em que sairam. Tem aqui músicas de 1994 quando muitos dos que rappam hoje ainda usavam fraldas, mas também tem músicas com menos de 2 anos. Saudades da "Era do Hip Hop" e vontade de ouvir música galvanizadora aos berros me inspiraram para fazer esta mix e apesar de não ter técnica nenhuma para misturar e algumas das passagens estarem muito toscas, está a me kuyar de tudo!

Mix de Hip Hop Hardcore Para Maiores de 30 (Programa 01) by Luaty on Mixcloud