domingo, 28 de dezembro de 2014

yU - Um wí estranho

Tenho estado ultimamente a receber injeções de cenas novas e consistentes por parte do meu tropa Faradai (Jazzmática, projeto bwé interessante, sólido e dissonante em relação aos mambos que têm sido feitos na banda) e, entre as centenas de cenas fortes que já "descobri" graças a ele, um dos mambos que mais me bateu foi um projeto chamado "1978ers", um projecto de um MC (yU) com o seu produtor (Slimkat). Primeiro curti da vibe, depois ouvi o álbum e pensei: xê esse mambo assim rijo sai de que catacumbas e como é que nunca antes tinha ouvido falar de nenhum dos dois? Menos de um mês mais tarde outra pedra, mais uma vez com o mesmo MC: um grupo de 3 chamado Diamond District com Oddissee, X.O. e yU e, mais uma vez, a cena é forte. Será a revelação do ano para mim, sobretudo porque mais uma vez se prova que não se deve jamais julgar um livro pela capa. Se eu me cruzasse com este yU na rua ia pensar que era apenas um wí do Biafra ou descendente e se me dissessem que ele fazia música ia imaginá-lo a tocar algum instrumento de percursão africana e nunca a rimar desta forma.

Forte, muito forte. Obrigado Faradai, obrigado Mello Music por serem um novo tipo de Rawkus Records.



Nenhum comentário: