quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Momento Ant3na #4: Orelha Negra

Custa-me crer que nunca tenha partilhado nada desta equipa de luxo pois são sem dúvida uma das bandas mais fortes que apareceu na tuga nos últimos anos e ainda por cima estão super dentro do meu universo, ao contrário das outras que tenho partilhado que descobri ouvindo a rádio e que tenho aprendido a apreciar (algumas delas MUITO). Quanto mais não seja pelas capas de disco incríveis que eles têm e que dão vontade de ser detentor de uma cópia original.

Este é o single do segundo álbum de originais dos Orelha Negra (Sam the Kid, Chico Rebelo, João Gomes, DJ Cruz e Fred), este com uma participação do Regula à altura do desafio com algumas linhas muito boas ("em homenagem à Amy, é só vinho em casa").


Momento Ant3na #3: Mundo Cão

Este tema está muito engraçado, uma letra arrebatadora de Valter Hugo Mãe, musicada de forma altamente adequada pela banda no que parece (intencionalmente) um balanço de um filme Western. O vídeo está simples mas sóbrio e tendo em conta as dificuldades dos artistas terem kumbú para grandes produções até está bem catita. A parte do fim onde fazem um "rap do Minho" está inusitada.

Engraçado que no vídeo "censurem" a parte da letra em que se diz "o bandido solitário só faz pausa para foder", pois passa na rádio sem cortes e a qualquer hora do dia.

Mais um grupo a meter na lista de observação para o futuro.


Momento Ant3na #2: Peixe Avião

Outro grande balanço que está a passar em alta rotação na Antena 3. Nunca tinha ouvido falar nos rapazes, mas deixaram-me boa impressão. O vídeo não faz jus ao som, mas melhor com ele do que sem ele :)


domingo, 27 de outubro de 2013

Momento Ant3na #1: Deolinda

Estou na tuga há uns meses e antes ouvia muito a Rádio Oxigénio, mas ultimamente tenho preferido manter-me em sintonia da Antena 3, apodada de "rádio jovem da RDP", onde já fui colaborador do programa lendário do José Mariño, agora o Diretor do canal: o Repto, programa de hip hop muito rijo.

A razão de me ter deixado ficar por ali foi sem dúvida a muito interessante nova geração de músicos portugueses a criarem universos sonoros múltiplos, modernos e muito ricos.

Decidi começar esta série com aquele que considero o mais interessante dos projetos, um grupo que concretiza de forma sublime a conversão de ritmos tradicionais e folclóricos portugueses em música contemporânea, divertida, cheia de cor e de atitude. Música inteligente e, interessantemente, de intervenção social.

Os elementos do grupo são da mesma família e sente-se imediatamente a cumplicidade.

Álbuns absolutamente recomendáveis mas, para já, partilho aqui um dos meus singles preferidos.