sábado, 15 de dezembro de 2012

Simplesmente... Sublime!

Mais uma daquelas coisas que ficam sem explicação: como foi que até hoje não partilhei  NADA desta mítica banda de Long Beach, California. Como? Como? Como? Não faz sentido nenhum!

Date Rape é tema retirado do primeiro álbum deles 40 Oz. to Freedom de 1992 e já nessa altura o som deles era de vanguarda e desafiando todas as fórmulas para sucesso comercial. É simplesmente... sublime!



Mas reveladora da natureza "atrofiada" dos papoites, que viviam uma vida de consumo de substâncias degradantes para o corpo e em 1996, Bradley Nowell, o vocalista, apanhou piri-paki com uma (sempre) estúpida overdose de heroína, num qualquer motel, depois de um qualquer show. Deixou órfão o bobby "Lou Dog", o lindo Dalmata que era a mascote do grupo.

Estranhamente, ou se calhar nem por isso, alguns meses depois sairia o seu primeiro álbum numa major, que bateu 5 vezes platina, deixando o resto dos membros do grupo um pouco mais... folgados!?!

Será certo dizer que "he took one for the team"? Se o wí não tivesse parado a banda não teria a componente "drama" associada a ela e, desse modo, não haveriam de rebentar? É possível que sim (ver Tupac e Notorious B.I.G.), mas não seria por falta de talento e de valor.







Skyzoo - Talento da Justus League

Alguém se lembra do Jin? MC de descendência asiática que limpou todos wís no 106 & Park na BET. Yá, bateu este gajo na final. Skyzoo é regularmente associado à Justus League apesar de não ser da Carolina do Norte e por isso não ser um dos do núcleo duro (Little Brother, Median, Joe Scudda, Chaundon). Em 2006 lançou um EP com o 9th Wonder que na altura estava na berra (até para o Jay Z ele produziu) e depois de  se passear demoradamente pelo circuito das mixtapes, assinou para a Duck Down, onde lançou o seu álbum de estreia:The Salvation! O mano escreve muito e tem um flow pausado para além de um gosto refinado para os beats. Normalmente este tipo de som que partilho aqui é óbvio demais e previsivelmente usado para single, o que normalmente me deixa de pé atrás por frequentemente lhe faltar sal, ou pior, alma, pois aparenta quase sempre ser forçado para bater. Não no caso do Skyzoo. O mambo saíu doce.

"If you ain't scared of the sky, baby I can make it easy to fly"
"Why run in place when you can just run away? Meet me at the peak of your dreams and come and stay"
DOPE!




Ano seguinte o mano kangou no doente do !llmind e fizeram um álbum juntos intitulado "Live From the Tape Deck" e tem lá uns bons bijous dentre os quais este Frisbees (pena a opção estética dos flickers que faz confusão aos olhos). Para o som vos entrar têm de chegar pelo menos ao primeiro minuto, altura em que entram os sintetizadores bossais do !llmind:


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ngonguenha Mix - Por Roocka Bockatto

O mano deixou-me um comentário com o link para a mix dele tributando a Ngonguenha. Curti particularmente  da passagem do Brinca N'Areia para o Jetu-Jetu:



Há dias falando com o Conductor, pareceu-me que está a ser preparado o terceiro álbum do grupo. Também soube que o Leonardo e o Keita estão ambos a pensar nos seus próximos álbuns a solo. Boa sorte para todos.

Valeu mano Roocka.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jedi Mind Tricks - Blood In, Blood Out

Eis algo que os cristãos amantes de rap devem odiar:


domingo, 9 de dezembro de 2012

Blu - So(ul) Amazing

Um dia hei de postar aqui o álbum. Below the Heavens é um álbum onde a música que é só boa passa por má, porque a esmagadora maioria das faixas parecem ter sido feitas noutro planeta!


Company Flow e Cannibal Ox

Funcrusher Plus e The Cold Vein são simplesmente dois dos álbuns mais importantes na implementação de (mais) uma nova sonoridade no hip hop, são autênticos marcos deste género musical separados de 4 anos e inteiramente produzidos pelo lunático El-P (El Producto).

Outros projectos da Def Jux são muito interessantes, mas estes dois (O Funcrusher Plus saíu originalmente pela Rawkus mas foi depois remasterizado e disponibilizado na sua forma final pela Def Jux) são simplesmente sublimes, inebriantes, autênticas viagens à partes do subconsciente que desconhecíamos possuir. Se o Funcrusher peca um pouco pela duração excessiva, o Cold Vein está absolutamente na batata.

As atmosferas em ambos os discos são muito sinistras fazendo pensar no submundo nova iorquino, filmes do Stanley Kubrik, chuva, tons de cinzento e depressão. Mas tudo com um gosto refinadíssimo e (sobretudo Cannibal Ox) com um conteúdo poético condizente.

Para aqueles que se consideram fãs de Hip Hop, estes dois discos devem PELO MENOS ser ouvidos e  se são coleccionadores, então estão diante de duas referências obrigatórias.


01 - Bad touch example
02 - 8 steps to perfection
03 - Collude/Intrude F. J-Treds
04 - Blind
05 - Silence
06 - Legends
07 - Help Wanted
08 - Population control F. R.A. The Rugged Man
09 - Lune TNS
10 - Definitive
11 - Lenorcism
12 - 89.9 detrimental
13 - Vital nerve F. BMS
14 - Tragedy of war (in 3 parts)
15 - The Fire in which you burn F. Breezly Brewin & J-Treds
16 - Krazy kings
17 - Last good sleep
18 - Info kill 2
19 - Funcrusher scratch
20 - Corners '94


Catem o mambo aqui 


01  - Iron Galaxy
02 - Ox Out The Cage
03  - Atom (feat. Alaska & Cryptic Of Atoms)
04  - A B-Boys Alpha
05  - Raspberry Fields
06 - Straight Off The D.I.C.
07  - Vein
08  - The F-Word
09 - Stress Rap
10  - Battle For Asgard (feat. L.I.F.E. Long & C-Rayz Walz Of Stronghold)
11  - Real Earth
12  - Ridiculoid (feat. El-P)
13 - Painkillers
14  - Pigeon
15  - Scream Phoenix

Este é o único vídeo oficial que conheço do álbum, mas não resisto em colocar também duas das minhas músicas preferidas



Catem o mambo aqui

Murs - Animal Style

Tudo o que tenho a acrescentar às palavras do artista que reproduzo abaixo é: PUTA QUE PARIU, MURS TEM BILHAS!!!

"Animal Style is a song I did for many reasons: The first was to be an advocate for people close to me who are out, and those who have yet to come out. It's also a love song, which is nothing new for me. But with this one I wanted to challenge the listener to ask themselves: Is the love shared by two people of the same gender, really that different than the love I have for my partner of the opposite sex? And finally, I just felt it was crucial for some of us in the hip hop community to speak up on the issues of teen suicide, bullying, and the overall anti-homosexual sentiment that exist within hip hop culture. I felt so strongly about these issues and this song that I had to do a video that would command some attention, even if it makes some viewers uncomfortable. Even if it came at the cost of my own comfort."