segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pródigo e Víruz - Dentes de Ouro, Flow de Platina


O Víruz (VRZ) e o Pródigo são meus brothers de há muitos anos já. O VRZ foi o primeiro rapper português com quem colaborei nos meus primórdios, desde o EP Confiança ou Vingança quando ele ainda girava com o Infamous. Com o Pródigo estive nos primeiros concertos de Hip Hop que vi em Lisboa, ainda no Ritz Club, dentre os quais conto o mítico concerto do Das Primeiro, com Micro e Dealema a encerrar. Anteontem fui visitar o VRZ e calhou bem na altura que eles tinham concluído o novo clip para este disco que levou 7 (!) anos a ficar consumado, num ritmo muito alentejano.

Sempre naquela onda de metáforas encriptadas, rimas gabarolas e punchlines, mais refinadas com a idade, mas também ressentindo-se um pouco do mesmismo na própria convicção com que são debitadas, muito menos agressiva e esfomeada que outrora, mantendo-se no entanto super competentes, obrigando-nos frequentemente ao esforço da descoberta no "estão a falar sobre quê exatamente?".

Também tem muitos piscar de olhos ao que em tempo se chamou rap-love, sem no entanto enveredar pelos óbvios instrumentais "melaço", alguns raps sexuais e quase misóginos também, mas mantendo-nos fixados na música.

O ponto mais alto deste disco será sem sombra de dúvida (para mim) a produção do humilde e discreto porém FODIDO Syniko! Produziu o disco todo mas não quis o nome dele a forçar um trio (Pródigo, Viruz e Syniko), sendo o responsável pela coesão sonora do disco, dando-lhe uma identidade e um cunho distinto de um disco que poderia facilmente ser "só mais um", enriquecendo-o com samples de ambiente, mas, sobretudo, com produções obesas de um gajo que toca a maior parte do que ouvimos. O DJ Sims também deu o ar da sua graça com uns scratchs minuciosos, carimbando definitivamente o disco com o selo da qualidade de consumo, incluíndo o da A$AE.

O sample do Quim Barreiros está clássico!!! "Eu gosto de rap, quando é para rapar alguma coisa".

Em termos de musicalidade este é o melhor e mais completo álbum de Hip Hop que ouvi desde o último do Pratica(mente).

Meus preferidos: Toque de Midas, Os Maus da Fita (instrumental? Scratch no final? Perfeito!), Paixão Marroquina, Eu Perdoo e Gira.

Os manos providenciaram o álbum para download grátis no Bandcamp deles, cobrando 5e pela cópia física para quem desejar ter o disco na coleção.

NOTA: O Víruz disponibilizou o álbum de INSTRUMENTAIS e propôs aos MC's angolanos que estejam interessados em aproveitar algum deles e submeter-lhes as suas versões das músicas, sendo que as que eles mais gostarem serão disponibilizadas no bandcamp deles.



















01.Dentes de Ouro
02.Mais + Mais
03.Irredutíveis Lusitanos
04.Safira
05.Toque de Midas
06.Chicos Espertos
07.Os Maus da Fita
08.Flow de Platina
09.Paixão Marroquina
10.A$AE
11.Segredos
12.Eu Perdoo
13.A Ferro e Fogo
14.Upgrade no Sistema
15.Kim Barreiros
16.Gira
17.Quando a Música Acaba



Catem o mambo aqui