quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Donnie, o subvalorizado da neo-soul

Lembro-me muito bem, estava em Amsterdam com o Das Primeiro no kubico de um rapper local chamado Blaxtar que meteu o "Colored Section" a tocar, rasgando-se em elogios e comparações com Stevie Wonder e outros virtuosos da soul oldschool americana. Realmente, o disco me entrou de primeira. O gajo é um letrista nervoso e manda uma voz cabulosa. Chega até a ser irritante de tão absurdo que gajos como este Donnie e o Bilal não tenham 10x mais exposição do que aquela que conseguiram. Seja como for, a que tiveram foi suficiente para a música deles viajar assim de fininho até alguns leitores de mp3 na nguimbi, por isso já tá melhor que muitos. Mesmo assim, constatem só como o mano é fogo. E que dizer daquelas letras? Nada mesmo, é só sentir.

O segundo álbum saquei hoje e ainda não ouvi, meto aqui à confiança e acho que se vocês curtirem o primeiro também hão de depositar suficiente confiança no segundo para sacar assim à vuvlay!

Donnie - The Colored Section

01. Welcome to the Colored Section
02. Beautiful Me
03. Cloud
04. People Person
05. Big Black Buck
06. Wildlife
07. Do You Know?
08. Turn Around
09. You Got a Friend
10. Heaven Sent
11. Rocketship
12. Masterplan
13. Our New National Anthem
14. Welcome to the Colored Section


Catem o mambo aqui


Donnie - Daily News

01. Impatient People
02. 911
03. Over-The-Counter Culture
04. Classifieds
05. Suicide
06. If I Were You
07. Robot
08. Atlanta Child Murders
09. For Christ Sake
10. Mason Dixon Line
11. China Doll
12. The Daily News

Donnie - If I Were You (Music Video)

Donnie NEW ALBUM in stores NOW | MySpace Music Videos


"911" Music Video from Donnie

Donnie NEW ALBUM in stores NOW | MySpace Music Videos


Catem o mambo aqui

Conjunto Ngonguenha - O Single

Temos um disco novo yá... supostamente deveria sair dia 20 de Dezembro, mas alguns atrasos com a capa e com a masterização fizeram com que fosse impossível meter o disco na fábrica em tempo útil. Assim sendo e por sugestão do Kapa (editor do disco), vamos antes lançar um single com 4 temas que estarão incluídos no álbum que terá como título "Nós, os do Conjunto" (inspirado no livro "Nós os do Makulussu" de Luandino Vieira). Sendo que 3 dos 4 temas já foram disponibilizados em vários blogs, eu aproveito para metê-los aqui também, com a capa do single, ficando só a faltar o último tema "Sorriso Angolano" que reservamos para dia 20. O álbum só já para Março :=)

01. Eu vô ti Kêxah
02. Ninguém nos Sungura
03. Tou a Falar Prati
04. Sorriso Angolano

"Xê wí, tou a falar pra ti, nu olha de lado" cata o mambo já aqui

Flagelo Urbano - Manifesto

Flagelo, meu tropa. A primeira vez que o ouvir foi numa daquelas compilações do kapa "Levanta o braço (e larga a massa)" com o tema "Música é...". Senti logo a profundidade do sócio e a maneira pouco ortodoxa de escrever e passei a estar atento ao que ele metia a circular. Gostando mais de umas do que de outras (o normal né?), fui constatando que o mano não era aquele típico consciente em part-time que passa de revoltado à dócil ferramenta do sistema. O dred tem uma posição vincada e convicção assumida sem preconceitos, às vezes um tanto ao quanto monocêntrico na temática e abordagem, podendo tornar-se aborrecido, dependendo da atmosfera que crie com a música , mas com a enorme qualidade de se sentir a pureza e a genuinidade dos seus sentimentos. A sua voz é imponente e peremptória. Este tema está muito nice e a conclusão remete-nos bwé para aquele provérbio índio que esteve estampado aí nuns posters, que circularam em massa aqui pelo ocidente, com uma linda canuka índia e os dizeres: "só quando as árvores tiverem sido todas derrubadas, os rios secarem, os peixes morrerem, o homem vai entender que o dinheiro não se come".

O tema vai sair num EP que será lançado pela Masta Kapa no mesmo dia que o single da Ngonguenha e (se tudo correr bem) que o mambo tipo documentário "É Dreda ser Angolano".
20 de Dezembro no Teatro Elinga (que está para ser demolido há 4 anos, já teve tipo 10 shows de encerramento e continua sempre a bater :=) )

Catem o mambo aqui

sábado, 21 de novembro de 2009

Alambamento - Curta Metragem


Yé... o mô ndengue Mário Bastos (tcc 'Dique'...apesar de eu achar que ele já não deve dar muito esse nome no sítio onde estuda, dada a proximidade fonética com o falo) está a dar os toques finais na sua terceira (ou será quarta?) curta-metragem. Pela primeira vez o dreida filmou em Luanda e aqui têm o making of da dika. Para quem ficar curioso, há pelo menos uma curta do Dique que pode ser encontrada online,'Saudade'. A outra, 'Kiari', que foi premiada o ano passado na primeira (e algo atrapalhada) edição do festival de cinema de Luanda, não sei se está pelo espaço cibernético ou não, mas se não está, deveria estar. Esses mambos já são escassos demais para ficarem no armário a apanhar pó.

Alambamento (www.alambamento.com)

O dia de entrega do Alambamento por Matias ao pai da sua namorada é interrompido por um acidente, na complicada Ilha de Luanda que vai por à prova até aonde Matias está disposto a ir pelo seu amor.

Nota do Realizador


"Esta Curta-Metragem relata a história de um homem que tem o "simples" sonho de ficar com a pessoa que ama na complicada e mundana cidade de Luanda. E neste burgo aonde na mesma esquina se cruzam o caos e a paz, o singelo e o feio, a corrupção e a hombridade, que Matias vai ter que, com unhas e dentes, lutar por aquilo que quer."

"O mundo precisa de ouvir, ler ver e sentir mais histórias Africanas com novos formatos, sem terem necessariamente, as já estigmatizadas, cenas de miséria e guerras como pano de fundo (...)"

Mário Bastos





Making Of ALAMBAMENTO from Mario on Vimeo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Novo ídolo mwangolê

Oh m'ninoooo eu não te cunheçuuuu.
O parô colô eu fui gravar em Portuguél.... tu viazas?!?
Calçô piso dê buneku...
Angola tá cresceir, vai construir prédio para a reconstrução nacionél yê? Maluzco!
Sempre, sempre, sempre??? Sempre a subuaaiiireeee!!!!
por PRESIDENTE GASOLINA

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ruthie Foster - Harder than the fall

Minha kamba Cythia é que me mostrou essa kota...tipo a Tracy Chapman aos 50 anos. Muita alma no mambo.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

André Mingas - Coisas da Vida

No outro dia fui fazer uma singela participação na apresentação ao vivo da minha querida amiga Aline e, um pouco antes, enquanto passávamos uma revisão nos temas que seriam tocados nessa noite, decidiu-se experimentar fazer o "O que eu quero" do André Mingas, porque eu tenho um verso recente num tema chamado "Sorriso Angolano" que vem no próximo álbum da Ngonguenha e esse é o tema que samplamos. A Aline tocou, cantou, o dred Marco Pombinho fechou um solo nervoso com a melodica e eu fiz o dito verso e a espontaneidade com que aquilo saiu foi tão forte que o som acabou por ser incluído no set. Foi bwé emocionante e eu cheguei à casa cheio de vontade de ouvir o original de novo. Felizmente o meu dreida cabeçudo teve o brio de colocar o álbum disponível no blog dele (para onde vos encaminha o link) porque é INCRÍVEL como é que um gajo do calibre do André Mingas seja INEXISTENTE na internet. Há tipo umas 3 ou 4 fotos do kota e depois nada. Ninguém fala deste álbum... que é, a meu ver, um clássico incontornável, uma referência insofismável, uma passagem sonora obrigatória para todo o nené da geração de 80. Por causa dessa falta de referências (e por estar neste momento na tuga), não consegui corrigir a ordem das faixas no disco que o nguimbola meteu em ordem alfabética, mas que não é a correcta. No entanto já ouvi "O que eu quero" umas 40 vezes desde domingo. Espero que o kota não lance mais álbum nenhum para não estragar o gostinho que depois de quase duas décadas continua fresquinho no nosso paladar. MWANGOLÉS POSSUAM ISTO!

01 - Coisas do Amor
02 - Esperança
03 - Hino ao Amor
04 - Jiminina
05 - Jisabu
06 - Mufete
07 - Nzambi
08 - O Que eu Quero
09 - Soba
10 - Tchipalepa

Táki

Putumayo - Music From The Coffee Lands II [2001]

Putumayo é uma editora sediada em NY, que se dedica exclusivamente à colheita de músicas de todo o mundo e as compila tematicamente. Mais uma daquelas cenas que, juntando músicas típicas e regionais, se consegue fundir num todo ao que se escolhe por comodismo chamar de world music. Não deixa de o ser realmente... músicas do mundo, música universal, música transversal, se calhar nenhum dos títulos ia kuyar, porque na verdade as pessoas do contra como eu tendem a odiá-los. Analisando sobriamente, cada uma destas canções individualmente e nos seus respectivos países, terá outra classificação (semba, bossa nova, kwasa kwasa, etc), mas a dificuldade na nomenclatura genérica que fosse descritiva do conjunto tornar-se-ia complicada. Por isso, vamos só nos juntar aos comodistas porque já me dói a cabeça desse linguajar :). A Putumayo teve início em 93 e tirou o seu nome de um rio que divide o Peru e a Colombia. Já têm linha de roupa e divisão das crianças e uma rádio. Dizem que o kumbu que ganham vai para ONGs tipo Oxfam e Amnistia Internacional. Dizem. Logicamente que eu aconselho vivamente cada uma das peças que constituem a colecção da Putumayo, quanto mais não seja para se ganhar contacto com sons de cantos mais recônditos e enriquecer o nosso "paladar auditivo". Não ponho aqui todos porque já devem ser para cima de 80, mas há aí vários blogs e torrents.
Meto este porque tirei ontem quando procurava o som Nzaji do meu tio... dei conta que estava nessa compilação e saquei a dika toda. Muito nice mesmo.

1. Dindinha - Ceumar
2. Nzaji - Mario Rui Silva
3. Quem e Muito Querido a Mim - Geraldo Azevedo
4. Et Atabal De Mi Negra - Titico y Los Caracoles del Amargue
5. Fiesta Llanera - Correo Aereo
6. Di Nagara Deungeun - Sabah Habas Mustapha & The Jugula All Stars
7. Guramayle - Gigi
8. Bunde Tolimense - Jose Luis Martinez Vesga
9. Moso Manman - Emeline Michel
10. Monte La Rivie - Kali
11. Nge Na Munu - Denis Tshibayi

Catem o mambo aqui

Comfusões - Encontro Angola/Brasil

Uma compilação idealizada pela Maianga Produções (Paulo Flores, Banda Maravilha e a dona quem é? Eheh), na qual alguns produtores brazukas pegam em sons mwangolês e fazem umas remixturas. É fixe porque não é aquela coisa óbvia de misturar Semba com Samba ou bossa, a maior parte das produções poderiam aliás ser de qualquer parte do mundo, com aquele toque meio apátrida das sonoridades hip hop e dub actuais elevadas ao estatuto de "world music" (etiqueta muito podre). A dika vale bwé a pena, porque nenhuma das reinterpretações está desenhada para ser pop, existe um respeito bem patente pelos temas originais que não foram banalizados. Até o Dog Murras tá a mandar um rap todo pipi no Chofer de Praça e mesmo o light house (que eu normalmente não gosto nada) que fizeram do Zom Zom do Elias Dia Kimuezu tá sopimpa.
Entretanto reparem no profundo esclarecimento geográfico da parte de quem fez a capa, que conseguiu fazer com que Angola ganhasse uma nova fronteira para além das físicas que aprendemos de côr na primária. Ficamos então em algo do género: "Angola é um país situado na África Austral, com 1. 246.700 km2, limitado à Sul pela Namíbia, à Leste pela Zâmbia, à Oeste pelo Oceano Atlântico e a Norte pelos dois Congos e... pelo Burundi!" Boa...tamos sempre a subiri!

01-Teta Lando - Angole (Rmx Mauricio Pacheco)
02-Artur Nunes - Tia (Rmx Mario Caldato Jr.)
03-Avonzinho - Mama Divua Diame (Rmx Mauricio Pacheco)
04-Bonga - Kapakiao (Rmx Kassin & Berna Ceppas)
05-Carlos Lamartine - Nzambi Nzambi (Rmx Rica Amabis)
06-Wyza - Mae (Rmx Mauricio Pacheco & Berna Ceppas)
07-Carlos Lamartine - Kuale Ngo Valodo (Rmx Mauricio Pacheco)
08-Luis Visconde e Alvarito - Chofer De Praca
09-Paulinho Pinheiro - Merengue Rebita (Rmx Dj Dolores)
10-Ciros Cordeiro Da Mata - Kappopola Makongo (Rmx Moreno Veloso)
11-Kissanguela - Cada Cidadão Deve Sentir-Se Um Soldado (Rmx Mauricio Pacheco)
12-Elias Dia Kimuezo - Zom Zom (Rmx Mauricio Pacheco & Dj Cris)

Catem o mambo aqui