quarta-feira, 17 de junho de 2009

Discos que a Rita me girou

Yá, minha amiga Rita tem muito bom gosto musical, ou pelo menos um gosto muito próximo ao meu, ou então ela conhece o meu gosto e sabe o que me pode mostrar com probabilidades muito fortes de eu amarrar no mambo. Foi o caso destes dois discos.

O primeiro é um projecto que teve vida curta e deixou um pequeno mas soberbo registo de 4 faixas. Banda de um luso-dinamarquês (ou seria sueco?) Johan Rodrigues, que esteve uns anos pela Madeira onde se deu a conhecer e formou a banda. Depois andou meio saltitão e em 2007 fizeram uma tournée nacional das Fnacs e terá sido nessa altura que a Ritinha os conheceu. Não sei se continuam a trabalhar, mas a Rita diz-me que lhes perdeu o traço, o telefone já não dá sinal, o myspace foi apagado, os dreads eclipsaram-se. Toca a ouvir e dar-se conta que em Portugal há muito boa música a ser feita, só não tem expressão nem lugar no já claustrofóbico cubículo dos pop stars.

Aboutowake - Be Awake
01 - Aqui
02 - Bits & Pieces
03 - So Strange
04 - Ninguém Sabe



Catem o mambo aqui


O segundo é um disco que ouvi ontem a noite e me bateu tipo...yá... imediatamente. Banda de Filadélfia. Começaram por lançar o primeiro disco em 2002 de maneira independente, só tocar em bares e pequenos spots de esquina da cena local, perder dois membros da banda (um deles é hoje advogado), criar uma pequena fanbase e .... a história já foi contada e recontada milhentas vezes né? É muito raro alguém começar grande, é tudo uma questão de atitude e preseverança. Este disco é simplesmente muito bom sem necessidade de grandes justificações. Obrigado Ritinha!

Dr. Dog - Fate
1. The Breeze
2. Hang On
3. The Old Days
4. Army of Ancients
5. The Rabbit, the Bat, and the Reindeer
6. The Ark
7. From
8. 100 Years
9. Uncovering the Old
10. The Beach
11. My Friend




Catem o mambo aqui

Fat Freddy's Drop - Dr. Boondigga & The Big BW

FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1. Big BW
2. Boondigga
3. The Raft
4. Pull The Catch
5. The Camel
6. The Nod
7. Shiverman
8. Wild Wind
9. Breakthrough



Catem o mambo aqui Jáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

PS Para todo aquele que andou a dormir nos últimos 4 anos e não ouviu o álbum deles de estreia, arrependam-se, autoflagelem-se e depois redimam-se aqui (está lá para baixo)

sábado, 13 de junho de 2009

Adele - Cold Shoulder

Adoro este som...foi o que mais se destacou no álbum dela para mim. Só hoje me lembrei de procurar se tinha vídeo. O som rebenta!!!


sábado, 6 de junho de 2009

Gerard, Richard e Lokua- Toto, Bona, Lokua

Fui apresentado a dois destes artistas nos seus álbuns a solo por wís que são extremamente pancos deles. Eu gostei muito do Lokua Kanza e do Richard Bona, amei de paixão alguns temas, mas assim em geral eram daqueles artistas que ouvia por terem bom som, mas que nunca me davam propriamente saudades de ir a correr ouvi-los quando sacassem uma cena nova, ou ao ponto de metê-los rapidamente no meu ipod. Nem me posso recriminar por ser estúpido quando alguns anos mais tarde os álbuns me pareciam ainda melhores porque, por alguma força desconhecida, continuo a não tê-los no meu ipod. Este álbum no entanto marcou-me muito. O Keita passou-mo há coisa de dois anos acho eu. Ouvi-o uma vez e fiquei muito panco. Parou por aí. Atravessando a Nigéria (ou terá sido ainda no Ghana?) ouvi um dos sons deste disco na rádio e lembrei-me de quão bom era. Voltou a eclipsar-se-me da mente. Mas tudo o que é bom não fica perdido e abandonado numa qualquer gaveta do nosso subconsciente para sempre (a prova está aí com o álbum do Ed Motta que postei recentemente) e ontem a noite antes de adormecer me lembrei que tinha de voltar a ouvi-lo e metê-lo aqui para vocês. Sublime. Vai já para o ipod :=).

Tracks:
1. Ghana Blues - 3:04
2. Kwalelo - 4:14
3. Lamuka - 2:44
4. L'Endormie - 2:37
5. Flutes - 2:52
6. The Front - 0:21
7. Na Ye - 3:35
8. Help Me - 3:29
9. Stesuff - 1:18
10. Where I Came From - 3:31
11. Seven Beats - 1:42
12. Lisanga - 6:48

Este video é do show deles em Sines, no festival de Músicas do Mundo... BICHOOOSSS!!!


Catem o mambo aqui

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mayra Andrade - Storia, Storia

O álbum está deka deka deka, saquem já com toda a pressa! Não aguenta o "Navega", mas também não parece que a intenção tenha sido essa. A dika tá diferente, apesar de reconhecermos lá uma identidade Mayra, bumbou com people diferente e conseguiu criar outras atmosferas numa mistura bem bonita entre as mornas e os sons típicos da ilha de Cabo-Verde com sonoridades brasileiras (kota Morelembaum) que na verdade acabam por ser derivados de música africana. "Mayra você é boa fizeste dê novu!!!"


01. Storia Storia
02. Tchápu na Bandera
03. Seu
04. Juána
05. Konsiénsia
06. Odjus Fitchádu
07. Nha Damáxa
08. Mon Carrousel
09. Badiu Si
10. Morena, Menina Linda
11. Palavra
12. Turbulensa
13. Lembránsa



Catem o mambo aqui