sexta-feira, 29 de maio de 2009

Camille - Le Fil

Imperdoável que ainda não tenha posto este disco aqui. Lembro-me que foi o meu primo Tukula que me falou nele quando eu ainda vivia em St. Etienne (2004), espetando-lhe uma porrada de adjectivos superlativos e quando finalmente arrumei um tempo para escutar, armado em radialista, ouvindo os primeiros 5 segundos e avançando para o meio, fiquei tipo: "Porra que cena mais bizarra e monótona". Caguei no meu primo. Só um dia mais tarde é que juntei 1+1 e percebi que os princípios e os fins das músicas eram todos iguais porque havia uma nota permanente ao longo do disco todo, a única coisa que sobrava quando o silêncio de toda a roupagem musical que vestia o som se desvanecia e que era na realidade o fundamento do título do disco "Le Fil" = "O Fio" (condutor). GENIAL! Isso fez-me por o álbum do início com muita atenção e ouvi-lo numa condição mais de ser humano que ainda por cima não estava propriamente apertado de tempo. Fiquei aturdido e encardido pela minha própria estupidez e feliz por ter dado uma segunda chance ao disco. Tornou-se instantaneamente um dos meus favoritos e ficou no meu top nos dois anos seguintes. É uma obra prima a meu ver, com a maior parte dos instrumentos sendo simulados com a boca (baterias e trompetes incluídas), para além dos barulhos com a boca altamente idiotas feitos pela própria tresloucada Camille. Tive de subscrever os adjectivos avançados pelo meu primo e ainda adicionar mais uns tantos. Vale MESMO a pena. Ela lançou outro mais recentemente mas eu ainda não o ouvi e dessa vez foi mesmo falta de compatibilidade com o tempo que tinha em mãos ehehe. Aconselho-vos VIVAMENTE a verem os vídeos dela AO VIVO (se tiverem que escolher).

01 La jeune fille aux cheveux blancs
02 Ta douleur
03 Assise
04 Janine 1
05 Vous
06 Baby Barni Bird
07 Por que l'amour me quitte
08 Janine 2
09 Vertige
10 Senza
11 Au port
12 Janine 3
13 Pâle Septembre
14 Rue de Ménilmontant
15 Quand je marche









Catem o mambo aqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dead Prez - Inspirando jovens perdidos desde '96

Rap político pesadão. Se nunca ouviram falar, informem-se!

















Timeless hip hop

Porra, até hoje esses sons soam bem... o primeiro é granda produção já nessa altura do Shawn J. Period (esse mwadié tipo desapareceu de cena, agora tá numa de Christian Rap e outras ondas mais raras). Que saudades desses tempos.









Old School para rir um coxe

Não sei porquê que me lembrei deste som. Estava na primeira k7 de videoclips de hip hop que vi na vida, fins de 94, princípios de 95. Partilho isto convosco para que vocês possam ver o que é evoluir e ser obstinado. Avancem para o último MC se não tiverem paciência de ouvir tudo (1m59s). O gajo já era bom ehehe.

FILHOS DA PUTA APAGARAM O MEU POST DO DANGER MOUSE

Porra não sabia que podiam apagar a porra do post inteiro que deu tanto trabalho a escrever. Não foi só tirar do ar, apagaram mesmo da minha lista de edição. Hoje recebi este email a comunicar-me que um qualquer órgão de defesa dos interesses dos artistas ameaçou a blogspot de levar com um processo no tribunal se não apagassem a porra do post. Quem tem blogs deste género já deve ter recebido algo parecido. Eu pensei que eles simplesmente apagassem a porra dos links, porque eu não faço mais do que direccionar as pessoas para ficheiros que já estão hospedados na internet (rapidshare e youtube). Todos pró caralho.


Blogger has been notified, according to the terms of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), that certain content in your blog infringes upon the copyrights of others. The URL(s) of the allegedly infringing post(s) may be found at the end of this message.

The notice that we received from the International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) and the record companies it represents, with any personally identifying information removed, will be posted online by a service called Chilling Effects at http://www.chillingeffects.org
. We do this in accordance with the Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Please note that it may take Chilling Effects up to several weeks to post the notice online at the link provided.

The IFPI is a trade association that represents over 1,400 major and independent record companies in the US and internationally who create, manufacture and distribute sound recordings (the "IFPI Represented Companies").

The DMCA is a United States copyright law that provides guidelines for online service provider liability in case of copyright infringement. We are in the process of removing from our servers the links that allegedly infringe upon the copyrights of others. If we did not do so, we would be subject to a claim of copyright infringement, regardless of its merits. See http://www.educause.edu/Browse/645?PARENT_ID=254 for more information about the DMCA, and see http://www.google.com/dmca.html for the process that Blogger requires in order to make a DMCA complaint.

Blogger can reinstate these posts upon receipt of a counter notification pursuant to sections 512(g)(2) and 3) of the DMCA. For more information about the requirements of a counter notification and a link to a sample counter notification, see http://www.google.com/dmca.html#counter.

Please note that repeated violations to our Terms of Service may result in further remedial action taken against your Blogger account. If you have legal questions about this notification, you should retain your own legal counsel. If you have any other questions about this notification, please let us know.

Sincerely,

The Blogger Team

Affected URLs:

http://musicauhuru.blogspot.com/2009/05/fa-do-danger-mouse.html

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pró mano Djo (Sara Tavares vs Lura)

Por algum defeito de fabrico, nós os amantes de música temos uma tendência muito feia mas irresistível de comparar os discos novos dos artistas que nos kuyam com os seus predecessores. Algumas vezes essas comparações são mais legítimas, quando por exemplo o artista em questão muda completamente de vertente, como é o caso dos rappers que vão da noite para o dia (conscientes/hardcore para pussy-ass soft core popcorn rappers). Também o fazemos quando os artistas continuam a ser inovadores e conseguem o difícil feito de nos surpreender com as novas sonoridades exploradas e, claro, com os resultados dessas explorações que nem sempre são positivos. Nenhum destes álbuns se enquadra nas supracitadas excepções e MESMO ASSIM, vai ser impossível abster-me de uma comparaçãozita. As miúdas são lindas, são divas, são deusas, a música que fazem é refinada, pura, aquece o coração, mas se vocês são daquelas pessoas exigentes que querem sempre novidade, estes não são definitivamente os vossos álbuns.
O álbum da Sara está óptimo, mas um pouco remeniscente do Balancé, começa com aquele kizombazito de leve (Sara por favor não caias na repetição óbvia de fazer desse som o teu single), tem até um som com uns acordes parecidíssimos aos do Balancé. Parece também que ela continua a trabalhar apenas e só com os mesmos músicos e escritores. No entanto eu discordo completamente do Nguimbola que me resumiu a impressão dele de uma maneira muito crua e redutora: "O álbum da Sara tá muito podre!". Só perdoo esse tipo de barbaridade a um boelo como o Nguimbola. O álbum está MUITO fixe, nem podia ser de outra maneira, é a Sara Tavares caracoles. Só que pronto, não bate tanto quanto o Balancé.
O álbum da Lura está a bater deka deka deka. Também sem surpresas, é o som típico da Lura, mas ainda vai tendo execuções muito para além do muito bom.
Lura wins! eheheh
Mano Djo, agora vamos esperar o da Mayra né? Armada como ela anda, espero que não decepcione!

01. Libramor
02. Um Dia
03. Tabanka
04. Eclipse
05. Marinhero
06. Maria
07. Terra'l
08. Quebrod Nem Djosa
09. Na Nha Rubera
10. Orfelino
11. Sukundida
12. Mascadjon
13. Queima Roupa
14. Canta Um Tango



Catem o mambo aqui

01 Quando das um pouco mai
02 Sumanai
03 Ponto de Luz
04 Caminhanti
05 Pé na Strada
06 Di Alma
07 Bué (você é…)
08 Keda Livre
09 Só d’Imagina
10 Minino
11 Voz Di Vento
12 Exala
13 Fundi Ku Mi
14 Manso Manso



(Ela aqui tá parecida com aquela mboa do filme Smoking Aces que contracenou com a Alicia Keys)

Catem o mambo aqui

Keziah Jones - Nigerian Wood

Este álbum ainda não o analisei bem, mas nem preciso, eu quase que meto as minhas nádegas no fogo por este gajo, sei que ele não me vai desiludir. Um dos temas neste álbum tem uma remix com a Nneka, outra nigeriana na diáspora que também tem feito um zunzum nesses últimos tempos. O meu favorito até agora é o Black Orpheus que já meti aqui o ano passado e este até tem uma capa parecidíssima, coisa que me deixa sempre meio de pé atrás. Inventor do bluefunk, Keziah Jones com o seu dedilhar doidão a rebentar a raboseiiiiraaaaa concerteza.

CD1
01. Nigerian Wood
02. African Android
03. My Kinda Girl
04. Long Distance Love
05. Beautifulblackbutterfly
06. Pimpin'
07. Lagos vs New York
08. 1973 (Jokers Reparations)
09. Unintended Consequenses
10. Blue is the Mind
11. In Love Forever
12. My Brother


Catem o mambo aqui
.
CD2 (Bonus CD)
01. Yansh Control
02. Omo Balogun
03. Nigerian Funk
04. Coltrane Nko?
05. International Area Boy
06. Omo Lewon Lewon
07. Idupe 2
08. L'Oke Ati Petele
09. Nigeria We Hail Thee

Catem o mambo aqui

K'naan - Troubadour

Epá eu curto bwé deste mangas. OK, é possível que ele esteja a ser um pouco repetitivo na temática abordada, é possível que ele esteja a tentar reeditar fórmulas que já provaram funcionar bem para ele e não esteja a fazer tanto daquilo que mais apreciamos nos artistas que é ser arrojado. Mas eu gosto muito da maneira dele de fazer música e acho que a tendência para se afastar um pouquinho mais da cena mais rapeada para aumentar a sua tónica mais soul é bem normal. Já se sentia que esse seria o caminho natural para ele desde o Dusty Foot Philosopher. As letras dele continuam bem escritas, com profundidade e piada no mesmo som bem ao estilo africano. Lembremo-nos que este é um senhor que aprendeu inglês há alguns anos quando chegou à América, é incrível como ele parece estar mais à vontade nesse idioma estrangeiro que no arabesco somali dele. O disco VALE MUITO A PENA, apesar do meu voto de preferência ir para o primeiro.

01. T.I.A (This Is Africa)
02. ABC’s (feat. Chubb Rock)
03. Dreamer
04. I Come Prepared (feat. Damian Marley)
05. Bang Bang (feat. Adam Levine)
06. If Rap Gets Jealous (feat. Kirk Hammett)
07. Wavin’ Flag
08. Somalia
09. America (feat. Mos Def and Chali 2NA)
10. Fatima
11. Fire in Freetown
12. Take a Minute
13. 15 Minutes Away
14. People Like Me



Catem o mambo aqui

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ed Motta - Conexão Japeri

Bem pessoal, este post é muito especial por milhentos motivos que não ia conseguir resumir num textinho introdutório. Por não conseguir resumir vou fazer uma pequena longa exposição.
Estou em Brasília a vêr familiares que não via há mais de 17 anos e a reviver retalhos da minha infância que estavam bem arrumadinhos no meu subconsciente. A última vez que cá estive, em 1989 e já no aeroporto para apanhar o vôo de regresso, comprei umas K7's de música brasileira completamente às escuras. Ia desde Xuxa, Paquitas, Fábio Jr, Simone, Mara e Trem de Alegria, até ao disco que aqui vos apresento e que não faço a mínima ideia da razão que me levou a adquiri-lo, porque nunca tinha ouvido o nome do indivíduo e a capa como podem constatar não é exactamente muito apelativa ao imaginário de uma criança de 8 anos. A verdade é que foi justamente essa K7 que eu ouvi mais vezes, adorava a musicalidade e as letras e tudo mais. Os anos passaram e a K7 desapareceu, empurrada para uma longínqua memória a medida que se amadureciam os meus gostos. Ao ponto de eu já não ter bem a certeza se tinha sido uma maluquice de criança ou se realmente a coisa valia a pena. Ainda procurei na internet algumas vezes o disco, mas não me lembrava do título e a discografia do moço só começava a partir de 91. Não me lembrava do título nem letra de nenhuma das músicas e nunca me embrenhei muito a sério para descobrir. Ficou sempre ali numa nebulosa. Até há uns dias atrás quando fui com o meu primo a uma festa e o DJ só passou sons nervosíssimos encerrando a sessão com o clássico "Manuel" do artista em questão. É indescritível a miríade de sensações que me percorreram a alma nesse momento, a revelação da plenitude do significado da frase "Last night a DJ saved my life". Fui procurar mais profusamente e.... aqui está o disco, 21 anos depois, ainda fresco, maravilhoso, absurdoooooo. Como se tivesse saído ontem. Grande Ed Motta, sobrinho do mito Tim Maia. Este álbum se calhar não vai vos bater como bate a mim, existe toda essa história de vida que me liga a ele, mas garanto-vos que mau não vão achar....é impossível!!! Eu podia ficar aqui agora o dia inteiro a desdobrar-me em elogios por esta pérola, mas deixo o resto as reticências para vocês completarem. Petróleo BRUTO.

01 - Manuel
02 - Vamos Dançar
03 - Lady
04 - Seis da Tarde
05 - Um Love
06 - Baixo Rio
07 - Caminhos (Não é só o meu)
08 - Parada de Lucas
09 - A Rua

Catem o mambo aqui