quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ausência Prolongada

Pessoal, durante uns bons meses eu vou ficar impossibilitado de postar álbuns aqui. Vou estar de viagem pelo berço da humanidade e não tenho data de regresso. Espero que o blog continue vivo com os contributos do Nguimbola e da Kalani. Estamos juntos povos, até breve!

Rádio Fazuma

Os últimos anos da minha vida foram incomensuravelmente marcados pela aparição, desenvolvimento e presença desses manos, tendo-se os nossos caminhos cruzado por uma sequência feliz de circunstâncias e desde então progredido harmoniosamente em linhas tangentes. Ao primeiro contacto com o mano Toni me dei conta que estava em frente a alguém muito especial, a honestidade no olhar, a franqueza no falar, a intensidade de quem se recusa abandonar os seus princípios elementares e o cansaço de quem passou os últimos anos a travar a locomotiva social de todos os que lhe circundam e que fazem pressão para que se junte ao clube dos "desistentes", dos "conformados". Nasceu nesse dia e hora uma cumplicidade que só se tem vindo a consolidar cada vez mais a um ritmo que aumenta em progressão geométrica. Desde então temos feito tantas coisas juntos que já quase lhes perdi a conta. Desde coisas leves, tipo uma participação no programa com um alter-ego adequado, a coisas muito mais dispendiosas a nível da dedicação intensa que requerem, sendo os exemplos mais concretos o mambo tipo documentário que fizemos juntos (e com mais uma malta porreira) e que está a sair em breve, "É Dreda Ser Angolano" e a nossa excursão ao Sambila. Acho que já passámos pelo suficiente para que possa considerá-lo um mano, daqueles que furaram o círculo muito restrito de pessoas por quem sinto um apreço inqualificável, é família!
A Rádio Fazuma tem um espaço na Ant3na e aqui podem escutar algumas das emissões deles mais recentes.
Aqui vos deixo algumas das cenas em que os manos fizeram, ou estiveram envolvidos, ou ainda escaparam estar mas à última da hora não ficaram.

Para saberem mais sobre a fazuma visitem o site da família


Vários Artistas - Copa Reggae

Compilação que saíu no âmbito da copa do mundo da Alemanha, onde pela primeira vez Angola participou ao lado de Portugal e do Brasil como representantes da lusofonia. É uma celebração composta por uma mistela de sonoros de artistas oriundos desses 3 países. Tem muito som catita.
01 O pontapé de saída!!!
02 Mercado Negro - Aquecimento global
03 Freddy Locks - Wake up
04 Nel Assassin - It’s a complow (remix)
05 Prince Wadada - Aldeia
06 Planta e Raíz - De cara pro mundo
07 Djambi - Lenha
08 Primitive Reason - Had I the courage
09 Sativa - 54-46
10 Chimarruts - O Sol
11 Contratempos - Devagar
12 Arsha - Wicked Reggae
13 One Sun Tribe - Liberation
14 Montecara - Lost culture
15 One Love Family - África Chora
16 Moa Anbesa - Nossa corrida
17 Philharmonic Weed - Quitanda das Embambas
18 Regra 4 - Maracutaia na cabeça (remix)
19 O apito!!!
20 Cartell 70 - Joga Man


Catem o mambo aqui


Vários Artistas - É Dreda Ser Angolano

Compilação enrolada as tantas da matina na casa do Toni, com mp3 de qualidade sonora ainda mais duvidosa do que o formato possa sugerir, muito à pressa porque queríamos ter isso pronto para dali há um mês e tinha de dar entrada imediata na fábrica. Tentámos fazer um enhanced e meter o clip dos Turbantes, mas alguma coisa correu mal (não sai sempre quando fazemos as coisas as 3 pancadas?) e acabou por ficar só assim. Conseguimos ter os cd's prontos para a data que queríamos e distribuímos metade da tiragem gratuitamente depois do nosso concerto (Conjunto Ngonguenha) no Africa Festival no dia 07/07/07. Contrariamente a qualquer intenção que pudessemos ter (e quem tem uma cópia do cd poderá confirmar isso), a compilação fez um fuzuim absurdo ao ponto de ser considerado um dos melhores discos feitos na tuga em 2007 pelo Blitz (como diz o mô dred: "atestado de estupidez"). Os mais atentos dentre vocês hão de dar conta que fizemos pouco mais do que pegar uma ou duas faixas de cada um dos discos que já vos disponibilizámos aqui no blog há uns meses. A compilação serve também de banda sonora para o mambo tipo documentário. Em baixo segue o vídeo que devia ter constado do cd.
01 Conductor – Kandongueiro
02 Keita Mayanda com MCK – Jimona Dya Ixi
03 Phay Grand – Pão Burro
04 Conjunto Ngonguenha - É Dreda Ser Angolano
05 MCK – Atrás Do Prejuízo
06 Coca O FSM – Angolywood
07 Leonardo Wawuti – Quem Te Mandou
08 Keita Mayanda – Musica Pro Sol Que Nasce
09 Conductor – Nós E Vocês
10 Ikonoklasta – A Nossa Costelinha Nómada
11 Das Primeiro – Liberdade
12 MCK – O Silêncio Também Fala
13 Ikonoklasta – Patentes Que Falam
14 Os Turbantes – De Faia


Catem o mambo aqui


Gumalaka

A Gumalaka é uma editora formada pela Matarroa e pela Rádio Fazuma, na qual dois melómanos e malucos se juntam para dar apoio a bandas que têm talento prá caralho e reconhecimento nem por um canudo. A sonoridade muito próxima com a que a Rádio Fazuma acarinha na sua linha editorial. O primeiro mambo editado foi um 7'' do Bezegol (Fire/Plant), sendo que, dos três álbuns que se seguem o do Bezegol é justamente o único que não saíu com o selo Gumalaka.

Terrakota - Oba Train (post antigo)

Freddy Locks - Bring up the Feeling

01 Bring Up The Feeling
02 Fazuma
03 Wake Up
04 Calling
05 Power
06 Take My Hand
07 Rasta Truth
08 Wisdom
09 Kuff’n Beat
10 Bring Up The Feeling (acústico)


Catem o mambo aqui


Bezegol - Rude Bwoy Stand
Mô dreda. Esse é o próprio wí, álbum dele me bonda!

01 Rude Bwoy Stand
02 Clockworkbomb
03 Fire
04 Plant
05 Roots Of Evil
06 Lighting
07 Let Them Know!
08 Nature (Do You Ear What I Say?)
09 Forever Love
10 Colision
11 After This
12 Inhanha
13 Coalition
14 Rude Bwoy Down
15 Drástico



Catem o mambo aqui

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jimmy Dludlu


Um dos frequentadores do blog pediu sons deste kota. Eu admito que não o conhecia e que imediatamente me pus a tentar descobrir música dele. Não é nada fácil. O meu amigo emule só encontrou as faixas soltas que aqui disponibilizo. Não é de meu apanágio meter sons soltos aqui, gosto de postar álbuns inteiros mas, já que não encontro e porque fui absolutamente conquistado por esse moçamba ex-emigrante na África do Sul (mais um, queria meter-vos aqui outros gajos muito fortes que atendem pelo nome de 340ml, mas acho que não vai ser para tão breve). Parece que ele agora voltou para Moçambique e lecciona música na Universidade Eduardo Mondlane. O kota é bicho mesmo. Obrigado pela dika mano Rooka.

Catem o mambo aqui

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Paulo Flores e Stevie...companheiros de viagem

A semana passada fui passar uns dias ao Algarve e só levei dois cd's para me ajudarem pelos 250 km de calor (nada de ar colingue, tentando manter a pegada ambiental o mais pequena possível), na monótona A2, o "Recompasso" do Paulo Flores e o "In Square Circle" da lenda viva Stevie Wonder. Discos díspares, de décadas, sonoridades e impactos diferentes, mas soberbos cada um a sua maneira.

Paulo Flores - Recompasso

O Paulo Flores é aquela coisa, aquele artista que se construiu ano após ano, expandindo as fronteiras da sua música à medida que ia ganhando idade, incorporando novos sabores, novos temperos aos seus cozinhados sonoros, juntando culturas essencialmente africanas e outras que de África saíram para se irem enraizar e desenvolver noutras paragens, como o Samba (neto do Semba) ou o Reggae. Sempre gostei do Paulo Flores, mas a medida que os anos passam vou gostando mais e mais. Este disco é um clássico, com colaborações de grandes mangas tipo Jacques Morelembaum (pai duma dama cujo álbum já meti aí), Tito Paris e artistas da geração seguinte como Lura e Sara Tavares. É um deleite e altamente aconselhável para kotas e canukos.

01• Anos depois
02• Menino destino
03• Poema do semba
04• É sô ma bô
05• Zé Inácio
06• Canto à solta
07• Olhos luz
08• The world of love
09• N'zambi n'zambi
10• Isua ioso
11• Clarice
12• Angola que canta

(Só encontrei este vídeo em relação com o disco)

Catem o mambo aqui

Stevie Wonder - In Square Circle

Há uns meses um amigo meu foi ver o concerto dos Radiohead e quando me viu todo excitado com vontade de me juntar a ele, logo me acalmou informando-me que os bilhetes estavam já esgotados (3 semanas antes do concerto). Quando ele me disse o preço do bilhete eu pensei: "nem que não estivessem, por esse preço nem para ver deus em cuecas a fazer o pino". 60 € custava a dika.... 60!!! Tentei com muito custo fazer um exercício mental para procurar no meu repertório musical um artista/banda que me fizessem dar de bom grado tal soma por um concerto, mas não fui bem sucedido, nem eu nem o meu irmão que também desconseguia de encontrar tal ser que nos embeveça ao ponto de torrarmos essa soma por uma hora e meia de orgasmo acústico. Não encontramos nem no reino dos mortos. Mas no outro dia ouvindo pela 10000000000ésima vez este disco do Stevie Wonder me dei conta que havendo alguém, esse alguém seria ele. Pagaria se calhar mais para ver um concerto deste monumento que ainda respira, o Stevie é um mito, um artista por quem nutro resmas de admiração desde os meus tenrinhos 8 anos quando me meti atrás do sofá a chorar depois da minha mãe me dizer que ele "nunca tinha visto". Seria todo esse talento uma recompensa pela falta dessa faculdade sem a qual não me conseguia imaginar viver? In Square Circle foi, por uma razão ou por outra, o disco com o qual mais engracei dele, mas aconselho vivamente TODOS os outros (mais de 20). Senhoras e senhores, o virtuoso STEVIE WONDER.

01• Part Time Lover
02• I Love You Too Much
03• Whereabouts
04• Stranger On The Shore Of Love
05• Never In Your Sun
06• Spiritual Walkers
07• Land Of La La
08• Go Home
09• Overjoyed
10• It's Wrong (Apartheid)

Catem o mambo aqui